- A OpenAI ainda está a crescer a um ritmo acelerado
- Os utilizadores do ChatGPT são mais jovens e mais masculinos do que a população em geral
- A utilização vai para além do trabalho
- Os utilizadores do ChatGPT precisam de ajuda com a sua escrita
- Mais pessoas estão a usar o ChatGPT como um motor de busca
- E o resto…
A Inteligência Artificial e mais concretamente os modelos de linguagem de grande escala são o tópico do momento, mas anos depois da entrada em força da IA nas nossas vidas há uma pergunta que se impõe: Para que é que se usam de facto os grandes modelos de linguagem?
A equipa de investigação económica da OpenAI contribuiu bastante para responder a essa pergunta ao publicar um ‘working paper’ inédito do National Bureau of Economic Research (em associação com o economista de Harvard David Denning), que dá detalhes acerca das tarefas mais populares no ChatGPT ao longo do tempo. Enquanto outras pesquisas procuraram estimar os dados de utilização através de inquéritos auto-reportados, este é o primeiro paper com acesso directo aos dados de utilização internos da OpenAI. Como tal, dá uma visão sem precedentes a estatísticas de uso fiáveis para o que ainda é, de longe, o LLM mais popular do mundo.
A OpenAI ainda está a crescer a um ritmo acelerado
Já se sabe que o ChatGPT é popular, mas este documento dá uma visão clara do crescimento do LLM nos últimos meses. Medindo apenas os utilizadores activos semanais nos planos Free, Plus e Pro, o ChatGPT ultrapassou 100 milhões de utilizadores no início de 2024, subiu para mais de 400 milhões no início deste ano, e actualmente pode gabar-se de ter mais de 700 milhões de utilizadores, ou “quase 10% da população adulta do mundo”, de acordo com a empresa.
A OpenAI admite que as suas medições podem estar ligeiramente erradas, devido à dupla contagem de alguns utilizadores que fecham as sessões em vários dispositivos, bem como de alguns utilizadores com sessão iniciada que mantêm múltiplas contas com diferentes endereços de e-mail. Outros estudos sugerem que apenas uma minoria desses utilizadores está a pagar pelo privilégio de usar o ChatGPT. Ainda assim, o grande número de pessoas que estão pelo menos curiosas em experimentar o LLM da OpenAI parece ainda estar ainda a crescer.
Todos esses novos utilizadores também estão a levar a aumentos significativos no número mensagens que a OpenAI processa diariamente, que subiu de cerca de 451 milhões em Junho de 2024 para mais de 2,6 mil milhões em Junho de 2025 (com média de uma semana perto do final do mês). Para dar algum contexto a estes números, a Google anunciou em Março que a média de pesquisas diárias é de 14 mil milhões e isto é depois de décadas como o líder indiscutível em pesquisas na Internet.
Imagem – Estudo ‘HOW PEOPLE USE CHATGPT’
Além de medir o crescimento geral de utilizadores e de uso, o documento da OpenAI também detalha o uso total com base em quando os seus utilizadores com sessão iniciada se registaram pela primeira vez numa conta. Estes gráficos mostram o quanto o crescimento recente do ChatGPT depende da aquisição de novos utilizadores, em vez de utilizadores mais antigos que aumentam o seu uso diário.
Em termos de volume médio de prompts diários por utilizador individual a longo prazo, o ChatGPT parece ter tido dois períodos de crescimento distintos e acentuados. O primeiro vai de Setembro a Dezembro de 2024, coincidindo com o lançamento dos modelos o1-preview e o1-mini. A média de mensagens por utilizador no ChatGPT estabilizou em grande parte até Abril, quando o lançamento dos modelos o3 e o4-mini causou outro aumento significativo no uso até Junho.
Desde Junho, no entanto, as taxas de mensagens por utilizador para utilizadores de longa data do ChatGPT (aqueles que se registaram no primeiro trimestre de 2025 ou antes) têm sido notavelmente planas por três meses completos. O crescimento no uso geral durante esse último trimestre foi inteiramente impulsionado por utilizadores que se registaram desde Abril, muitos dos quais ainda estão a começar a usar o LLM.
Ainda se está para ver se o recente e tumultuoso lançamento do modelo GPT-5 leva a outro aumento significativo das médias do volume de mensagens por utilizador nos próximos meses. Se isso não acontecer, podemos estar a ver pelo menos um tecto temporário no quanto os utilizadores de longa data do ChatGPT usam o serviço num dia normal.
Os utilizadores do ChatGPT são mais jovens e mais masculinos do que a população em geral
Embora as pessoas mais jovens sejam geralmente mais propensas a adoptar novas tecnologias, é notável o quão grande parte da base de utilizadores do ChatGPT é composta por jovens. Um total de 46 por cento dos utilizadores que revelaram a idade na amostra de estudo da OpenAI tinham entre 18 e 25 anos. Se for adicionado o número, sem dúvida significativo, de pessoas com menos de 18 anos a usar o ChatGPT (que não foram incluídas na amostra), e uma boa maioria dos utilizadores da OpenAI provavelmente ainda não existia no Século XX.
A OpenAI também estimou a provável divisão de género numa grande amostra de utilizadores do ChatGPT usando dados da Segurança Social e a lista do World Gender Name Registry de nomes próprios fortemente masculinos ou femininos. Quando o ChatGPT foi lançado no final de 2022, 80 por cento dos utilizadores activos semanais do ChatGPT eram provavelmente do sexo masculino. No final de 2025, essa proporção mudou para uma ligeira (52,4 por cento) maioria para utilizadores provavelmente do sexo feminino.
A utilização vai para além do trabalho
Apesar de toda a conversa sobre LLM potencialmente revolucionarem o local de trabalho, uma maioria significativa do uso total do ChatGPT não tem nada a ver com a produtividade empresarial, de acordo com a OpenAI. As tarefas não relacionadas com o trabalho (conforme identificadas por um classificador baseado em LLM) cresceram de cerca de 53 por cento de todas as mensagens do ChatGPT em Junho de 2024 para 72,2 por cento em Junho de 2025, de acordo com o estudo.
Parte destes números podem ser justificados com a exclusão dos utilizadores nos níveis de subscrição Business, Enterprise e Education do conjunto de dados. Ainda assim, o recente aumento nos usos não relacionados com o trabalho sugere que muitos dos mais novos utilizadores do ChatGPT o estão a fazer mais por razões pessoais do que por razões de produtividade.
Os utilizadores do ChatGPT precisam de ajuda com a sua escrita
Não é assim tão surpreendente que muitas pessoas usem um grande modelo de linguagem para as ajudar a gerar palavras escritas. Mas é notável a extensão em que a ajuda à escrita é um uso importante do ChatGPT.
Através de 1,1 milhão de conversas que datam de Maio de 2024 a Junho de 2025, um total de 28 por cento lidava com assistência de escrita de alguma forma, disse a OpenAI. Isso sobe para uns impressionantes 42 por cento para o subconjunto de conversas classificadas como relacionadas com o trabalho (de longe a tarefa relacionada com o trabalho mais popular), e uma maioria, 52 por cento, de todas as conversas relacionadas com o trabalho de utilizadores com “ocupações de gestão e negócios”.
A OpenAI apressa-se a salientar, no entanto, que muitos destes utilizadores não dependem apenas do ChatGPT para gerar e-mails ou mensagens a partir do nada. A percentagem de todas as conversas estudadas envolve utilizadores a pedir ao LLM para “editar ou criticar” texto, em 10,6 por cento, contra apenas 8 por cento que lidam com a geração de “escrita ou comunicação pessoal” a partir de um prompt. Outros 4,5 por cento de todas as conversas lidam com a tradução de texto existente para uma nova linguagem, contra apenas 1,4 por cento que lidam com “escrita de ficção”.
Mais pessoas estão a usar o ChatGPT como um motor de busca
Em Junho de 2024, cerca de 14 por cento de todas as conversas do ChatGPT foram classificadas como relacionadas com “procura de informação”. Em Junho de 2025, esse número subiu para 24,4 por cento, superando ligeiramente os prompts baseados em escrita na amostra (que tinham caído de cerca de 35 por cento da amostra de 2024).
Enquanto os modelos GPT recentes parecem ter melhorado com a citação de fontes relevantes para apoiar a informação que mostram aos utilizadores, a OpenAI não está mais perto de resolver o problema generalizado de alucinação que torna os LLM uma ferramenta duvidosa para relatar factos. Felizmente, menos pessoas parecem interessadas em usar o ChatGPT para procurar informação no trabalho; esse caso de uso representa apenas 13,5 por cento das conversas do ChatGPT relacionadas com o trabalho, bem abaixo dos 40 por cento que são relacionados com a escrita.
Obter ajuda para editar um e-mail é uma coisa, mas pedir ao ChatGPT para o ajudar a tomar uma decisão de negócio é outra completamente diferente. Nas conversas relacionadas com trabalho, a OpenAI diz que uns significativos 14,9 por cento lidavam com “tomar decisões e resolver problemas”. Isso é o segundo, apenas atrás de “documentar e registar informação” para conversas do ChatGPT relacionadas com o trabalho entre as dezenas de categorias de “actividade de trabalho generalizada” classificadas pela O*NET.
Isto foi verdade em todos os diferentes tipos de ocupação que a OpenAI analisou, o que a empresa sugere que significa que as pessoas estão a “usar o ChatGPT como um conselheiro ou assistente de pesquisa, não apenas uma tecnologia que executa tarefas de trabalho directamente”.
E o resto…
Alguns outros casos de uso do ChatGPT que representaram uma porção surpreendentemente pequena das conversas amostradas no estudo da OpenAI incluem:
Multimédia (p. ex., criar ou recuperar uma imagem): 6 por cento
Programação de computador: 4,2 por cento (embora parte deste uso possa ser terceirizado para a API)
Criatividade: 3,9 por cento
Cálculo matemático: 3 por cento
Relacionamentos e reflexões pessoais: 1,9 por cento
Jogos: 0,4 por cento