Recentemente, a Nvidia tornou públicos os resultados do trimestre Maio/Julho: a empresa anunciou uma receita recorde de 46,7 mil milhões de dólares (39,89 mil milhões de euros), um aumento de 56% comparativamente ao mesmo período do ano anterior.
Além deste dado de destaque, há outro que está a levantar várias especulações: dois clientes apenas foram responsáveis por quase 40% das receitas da empresa. Ou seja, houve duas empresas que compraram chips Nvidia no valor de 15,96 mil milhões de euros.
Sem nunca referir o nome destes clientes, a Nvidia diz apenas que um deles representou 23% (9,17 mil milhões de euros) e ou outro, 16% (6,78 mil milhões). No documento entregue à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a empresa diz que ambos são «directos», ou seja, podem ser «fabricantes de equipamentos originais (OEM), integradores de sistemas ou distribuidores».
Desta forma, é muito pouco provável que estes clientes sejam empresas como a Microsoft, a Amazon ou a Google, que compram soluções aos directos. Assim, podemos estar a falar de nomes como a HP, a Lenovo, a Asus ou a Foxconn.