Há muito tempo que a HP tem sido alvo de críticas por obrigar os utilizadores a adquirir tinteiros caros, bloqueados por DRM, ou por os empurrar para serviços de subscrição. Mesmo a Brother, tradicionalmente vista como uma alternativa mais aberta, passou a ser suspeita de seguir as práticas da HP. Numa aparente resposta, está prestes a ser lançada uma campanha de crowdfunding para o lançamento de uma impressora totalmente desbloqueada.
A empresa Open Tools, sediada em Paris, planeia lançar uma campanha de financiamento colectivo para desenvolver e fabricar uma impressora centrada na capacidade de ser reparada e na personalização, sem restrições quanto à forma como os utilizadores recarregam os tinteiros.
Chamada Open Printer, o projecto é uma impressora de jacto de tinta open source montada usando componentes padrão. A electrónica, os ficheiros de concepção mecânica, o código do firmware e a lista de materiais estão licenciados sob Creative Commons, permitindo a qualquer pessoa criar melhoramentos personalizados ou peças de substituição. Se a Open Printer obtiver um apoio alargado, a sua natureza aberta poderá permitir-lhe durar mais do que modelos de grandes empresas que deixam de os suportar após lançarem novos.
Os utilizadores habituados a comprar tinteiros mais caros aos fabricantes de impressoras devido à implementação de DRM poderão interessar-se pela Open Printer, porque não utiliza controladores proprietários nem DRM. A impressora aceita tinteiros HP 63 (americanos) e HP 302 (europeus), que os utilizadores podem recarregar – sem necessidade de adquirir novos tinteiros. O firmware open-source garante também que a Open Printer nunca utilizará actualizações de software para prender os utilizadores a determinados tinteiros ou a serviços de subscrição.
Com capacidade para imprimir a 600 dpi em preto e branco ou 1.200 dpi a cores, a Open Printer destina-se tanto ao uso de escritório como criativo. Os formatos de papel suportados incluem carta e tablóide norte-americanos, A4 e A3 europeus, rolos de 11 polegadas de largura e rolos de 27 mm de largura. Um cortador automático integrado pode cortar os rolos em folhas de tamanho padrão.
A interface de controlo é composta por um ecrã TFT LCD de 1,47 polegadas com 172 x 320 píxeis e uma roda de navegação (Jogger wheel), funcionando com um Raspberry Pi Zero W. A Open Printer liga-se a dispositivos com Windows, macOS, Linux, Android e iOS através de USB-C, Wi-Fi 5 e Bluetooth 4.1. Também se podem ligar unidades de armazenamento USB através de uma porta USB-A. O aparelho pode ser colocado sobre uma secretária ou pendurado numa parede.
Os detalhes de lançamento, incluindo preços, data de início da campanha de financiamento colectivo e objectivo de angariação de fundos, permanecem incertos. Os interessados devem subscrever as actualizações na página do projecto no site Crowd Supply.