A The Document Foundation (TDF) anunciou a disponibilização do LibreOffice 25.8, a mais recente versão do seu conjunto de aplicações de produtividade. Este lançamento, focado na privacidade e na soberania digital, representa uma evolução do software livre e de código aberto. A nova versão foi concebida para oferecer aos utilizadores, organizações e governos um controlo total sobre os seus dados e ferramentas de trabalho. Num contexto global de crescente preocupação com a privacidade de dados e o “aprisionamento” na nuvem, o LibreOffice 25.8 apresenta soluções concretas e eficazes.
A nova versão mantém os princípios fundamentais da TDF. Por ser software de código aberto, o seu código-fonte está disponível para inspecção e é completamente livre de restrições e de tecnologia proprietária. O LibreOffice não recolhe dados pessoais, métricas de utilização ou informações de diagnóstico, e cumpre com os regulamentos de protecção de dados, como o RGPD. Todas as suas funcionalidades são executadas localmente no computador do utilizador, sem a necessidade de uma ligação à Internet ou à nuvem. Além disso, a integração com soluções de nuvem auto-hospedadas, como o Nextcloud, permite às equipas colaborar sem partilhar informações com as grandes empresas de tecnologia.
O LibreOffice 25.8 inclui novas funcionalidades e melhorias de desempenho. Na interface do utilizador, a caixa de diálogo “Bem-vindo/Novidades” agora dá acesso ao selector de interface do utilizador e a opções de aparência, permitindo a novos utilizadores personalizarem a aparência do software. O desempenho geral do programa está mais rápido, desde o arranque até à navegação em grandes documentos, com melhorias significativas em máquinas menos potentes. Testes de referência mostram que o Writer e o Calc abrem ficheiros até 30% mais rapidamente. A gestão optimizada de memória permite um funcionamento mais fluido em desktops virtuais e thin clients. A interoperabilidade com ficheiros do Microsoft Office também foi melhorada, resultando num manuseamento mais preciso de ficheiros DOCX, XLSX e PPTX e menos problemas de formatação. Isso deve-se, em parte, a mudanças como a revisão completa da hifenização e espaçamento de palavras e a gestão de tiposde letra no Impress que é compatível com os ficheiros do PowerPoint. O Calc ganhou novas funções, incluindo CHOOSECOLS, CHOOSEROWS, DROP, EXPAND, HSTACK, TAKE, TEXTAFTER, TEXTBEFORE, TEXTSPLIT, TOCOL, TOROW, VSTACK, WRAPCOLS e WRAPROWS. Outras novidades incluem a capacidade de exportar para o formato PDF 2.0.
O LibreOffice 25.8 é a última versão compatível com macOS 10.15. Também já não é compatível com Windows 7, 8/8.1, ou versões x86 (32-bit).
O LibreOffice 25.8 é uma alternativa gratuita a conjuntos de aplicações de produtividade proprietárias para utilizadores individuais, escolas, empresas e instituições públicas. Não tem publicidade, rastreamento de dados ou subscrições. É uma ferramenta adequada para estudantes, professores, utilizadores domésticos e freelancers, bem como para administrações públicas e empresas que valorizam a soberania dos dados.
O LibreOffice 25.8 está disponível para Windows, macOS e Linux, em versões para processadores Intel e ARM/Apple, e pode ser descarregado no site oficial do LibreOffice.