A família de auscultadores 1000X da Sony, que concentra os modelos com cancelamento activo de ruído topo de gama para o mercado de consumo, acaba de ganhar mais um membro: os Sony WH-1000XM6 (aqui, ‘M6’ quer dizer ‘Mark 6’, ou seja, a sexta iteração deste modelo desde que a gama foi lançada em 2016).
Antes de falar dos pontos fortes destes auscultadores, temos de falar do seu calcanhar de Aquiles: a app. Apesar de ter um ícone novo, a aplicação que serve para controlar os auscultadores é, essencialmente, a mesma há já alguns anos. As actualizações de firmware são lentas e calibrar o áudio 360 é algo simplesmente atroz; já o processo de tirar uma foto às orelhas para ajustar o som é, no mínimo, difícil de se conseguir fazer sozinho. Esta aplicação já merecia algum carinho (leia-se ‘voltar a fazê-la do zero’) por parte da Sony.
Como pontos fortes, temos, assim, o facto de serem extremamente confortáveis (as almofadas ajustam-se perfeitamente à cabeça e nem se dá pelo aro que liga os dois altifalantes) e de a qualidade do som ser simplesmente excelente. Gostamos de som com graves que se sintam (sem distorcer), de mid-range e agudos bem desenhados e com resolução – a equalização-base dos WH-1000XM6 dá-nos isto mesmo. Claro que se pode sempre ajustar tudo com o equalizador na app, mas a configuração de série não é nada má. O cancelamento de ruído também é excelente e há uma funcionalidade automática que liga, desliga e ajusta a funcionalidade ao ambiente onde estamos. Por exemplo, se estivermos em casa, é desligada, caso não haja ruído ambiente. Uma nota final para o recurso de pausa automática da música quando falamos: agora, já não é activada quando tossimos.
Distribuidor: Sony
Preço: €470
Ficha Técnica
Resposta de frequência: 4 a 40 000 Hz
Impedância: 48 ohm
Diâmetro dos altifalantes: 30 mm
Ligação: jack 3,5 mm, Bluetooth, USB-C