Sam Altman vai ser o co-fundador de uma start-up que irá desenvolver uma interface cérebro-computador, a Merge Labs, uma notícia avançada pelo Financial Times.
Esta será, assim, a nova concorrente da Neuralink, criada por Elon Musk, que também desenvolve chips de interface para computadores concebidos para serem implantados no cérebro. Ou seja, depois da rivalidade entre a xAI/OpenAI (Grok/ChatGPT), os dois CEO preparam-se para ter um novo “confronto” tecnológico.
O Financial Times diz ainda que o financiamento virá, «em grande parte, da equipa de investimentos da OpenAI». A mesma fonte refere que a Merge Labs «deverá ser avaliada em 850 milhões de dólares (725 milhões de euros).
A Merge Labs estará, ainda, a trabalhar a Tools for Humanity (a ex-World, que esteve envolvida numa polémica sobre recolha de dados), uma empresa da qual Sam Altman foi co-fundador e investidor, juntamente com Alex Blania e Max Novendstern. Para já ainda não há informações sobre quando é que a Merge Labs vai anunciar o seu primeiro chip para implantar no cérebro.
Este anúncio surge num momento em que a Neuralink está a fazer testes com pessoas que sofrem de paralisia grave, com o objectivo de lhes permitir controlar dispositivos apenas com o pensamento.
Em Junho, a empresa de Elon Musk conseguiu angariar 512 milhões de euros numa ronda de investimento Série E. Com isto, a Neuralink chegou a uma valorização de 7,70 mil milhões de euros.