A mais recente iniciativa de Elon Musk para o mercado da Inteligência Artificial, a Macrohard, faz um trocadilho com o nome Microsoft, mas visa competir no desenvolvimento de software impulsionado por IA.
Elon Musk está a redobrar os seus esforços no panorama da IA generativa. Além da sua empresa xAI, que adquiriu o X (antigo Twitter) por 33 mil milhões de dólares, o multimilionário anunciou planos para construir “uma empresa de software puramente de IA” chamada Macrohard.
Ele fez o anúncio numa publicação na rede social X, que incluiu um convite dirigido a profissionais do ramo para juntarem-se à xAI para ajudarem a construir a empresa. “É um nome irónico, mas o projecto é muito real!”, acrescentou Musk.
Join @xAI and help build a purely AI software company called Macrohard. It’s a tongue-in-cheek name, but the project is very real!
In principle, given that software companies like Microsoft do not themselves manufacture any physical hardware, it should be possible to simulate…
— Elon Musk (@elonmusk) August 22, 2025
O anúncio recebeu reacções mistas nas redes sociais, com vários memes a circular.
Elon be like……. pic.twitter.com/N79hDS9U8e
— MEME_GOD (@Meme_God_069) August 22, 2025
No entanto, Elon Musk não está de todo certo sobre a Microsoft ser inteiramente uma empresa de software. Embora a Microsoft seja bem conhecida pelo desenvolvimento de software como o Windows e o Microsoft 365 Office, que foram amplamente adoptados por utilizadores de todo o mundo ao longo dos anos, a empresa também se aventurou no desenvolvimento de hardware, incluindo hardware de computação, jogos com a plataforma Xbox e telemóveis (mercado que abandonou em 2015). Mais recentemente, o investimento da empresa na OpenAI permitiu-lhe incluir rapidamente o ChatGPT no Windows 11 sob o nome Copilot, o que permitiu também o lançamento de uma nova classe de PC, os Copilot +PC que incluem hardware específico para execução local de tarefas relacionadas com IA.