À primeira vista, o conceito parece o dos Infinitebook: podemos tirar notas “analógicas”, com uma caneta; depois, fazemos um scan com a câmara do smartphone para transformar os apontamentos em documentos digitais.
Mas a semelhança entre estes dois formatos parece acabar com esta semelhança, já que o novo Wise Book da Firmo tem, sublinha a marca nacional de artigos de papelaria, «inteligência artificial integrada». Além disso, este «caderno cognitivo» combina as notas físicas com uma «app educativa que funciona como um verdadeiro tutor virtual».
E é aqui que “mora” a IA da Firmo, que a marca garante ser um «sistema proprietário e patenteado»; na verdade, a marca chama-lhe um «tutor virtual», que tem como base um «sistema RAG (Retrieval-Augmented Generation) rigorosamente baseado no Currículo Nacional Português».
A Firmo explica que este tutor com IA consegue «gerar um teste prático» e «criar um conjunto inteligente de flashcards». Para que cada tema seja tratado da melhor forma, é usada uma arquitectura Mixture of Experts: «Em vez de um único modelo genérico a tentar responder a todos os pedidos, o nosso sistema encaminha cada tarefa para o especialista mais adequado e recorre a diferentes modelos ou agentes», explica a Firmo.
Quando um aluno digitaliza a página com apontamentos, diagramas ou gráficos criados à mão, os conteúdos «transformam-se numa porta de entrada para apoio educativo personalizado». Mas será que a app reconhece apontamentos tirados numa simples folha de papel?
«Embora seja tecnicamente possível fazer isso, o nosso caderno funciona como uma interface cognitiva — cada página é identificável de forma única (código QR code e logo da Firmo) e optimizada para accionar assistência de IA imediata e contextual», diz a marca. Além do Wise Book, os cadernos da Master Collection (com capa mole, de plástico) também vão ser actualizados para serem compatíveis com este recurso.
Segundo a marca nacional, o facto de os prompts terem como base notas reais reduz um dos problemas comuns a vários LLM: esta abordagem «minimiza drasticamente o risco de “alucinações” típicas da IA generativa, garantindo que os alunos recebem informação precisa, contextualizada e pedagogicamente relevante».
O Wise Book pode ser encontrado à venda em «papelarias, na Staples e no Pingo Doce», entre outras lojas; o PVPR será de 7,49 euros e a disponibilidade em loja está prevista para o final do mês. Pode saber mais sobre este caderno no site da Firmo.