A gigante sueca de streaming de áudio, Spotify, vai aumentar o preço das suas assinaturas “Premium” mais uma vez. Numa publicação no blogue da empresa, disse que vai aumentar o preço para os assinantes “Premium” em vários mercados ao longo do próximo mês, incluindo a Europa, África, Médio Oriente, América Latina, Ásia-Pacífico e Sul da Ásia.
A Spotify vai começar a enviar e-mails aos clientes sobre a actualização dos preços, que entrará em vigor no ciclo de facturação de Setembro. A taxa de assinatura para o plano Individual “Premium” vai custar 8,99€ por mês em vez de 7,99 €/mês. Pode consultar o site da empresa para saber mais sobre os planos disponíveis localmente.
O Spotify Premium existe desde 2008 (chegou a Portugal em 2013), mas em Julho de 2023 foi a primeira vez que o plano premium individual aumentou de preço, juntamente com alterações em outros planos.
O anúncio do aumento dos preços chegou alguns dias depois da divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2025 da Spotify, onde a gigante do streaming ficou aquém as expectativas dos analistas de mercado. A contagem de utilizadores activos mensais (MAU) atingiu os 696 milhões, um aumento de 11% em relação ao ano anterior, e o número de assinantes Premium cresceu para 276 milhões.
Foi um trimestre forte para o Spotify, mas não sem alguns altos e baixos. O rendimento operacional de 406 milhões de euros ficou abaixo do nível previsto, acompanhado por 116 milhões de euros em encargos sociais, que foram novamente 98 milhões de euros mais altos do que o previsto. Embora a empresa queira ganhar mais dinheiro, desmentiu os rumores de anúncios nos seus planos “Premium”. Por falar nisso, a receita de publicidade também sofreu um ligeiro revés no segundo trimestre.