A GOG lançou recentemente a iniciativa Freedomtobuy.games, concebida para combater as tentativas de censura contra jogos com temas para adultos, também conhecidos como jogos NSFW (Not Safe For Work). Durante 48 horas, a loja online de jogos, subsidiária da CD Projekt Red, ofereceu aos utilizadores a possibilidade de obterem, de forma gratuita, 13 jogos em risco de desaparecer. O giveaway já terminou e a procura foi tal que a empresa teve dificuldades em manter a estabilidade da plataforma.
A GOG foi originalmente lançada em 2008 como “Good Old Games”, oferecendo cópias de títulos clássicos sem DRM, actualizados para poderem ser executados em computadores modernos com Windows. A missão da empresa mudou um pouco, mas o foco ainda está na preservação de jogos que consigam resistir ao teste do tempo.
Os títulos oferecidos durante a campanha incluíram Postal 2, Agony (Unrated), Leap of Faith, House Party, entre outros. A loja digital pretende resistir aos crescentes esforços de censura, à medida que alguns grupos de lobby pressionam para decidir quais os jogos que devem estar disponíveis para jogadores adultos.
In 24 hours, one million people have claimed the FreedomToBuy games and shown their support.
The response is so much beyond our expectations that our team needs to work around the clock to maintain the stability of the platform.
For people who had difficulties claiming the… pic.twitter.com/ppIsRGZloy
— GOG.COM (@GOGcom) August 3, 2025
“Alguns jogos desaparecem. Não porque violaram a lei, mas porque alguém decidiu que não deveriam existir”, afirmou a GOG na página da campanha Freedomtobuy.
Se um jogo foi legalmente desenvolvido e lançado no mercado de PC, disse a empresa, os utilizadores devem ter o direito de o comprar agora e no futuro. Qualquer jogo sem DRM comprado através da GOG.com não pode “desaparecer” dos computadores dos utilizadores, mas a censura actual torna a preservação de jogos a longo prazo cada vez mais difícil.
Em 24 horas, um milhão de utilizadores aproveitaram a campanha e descarregaram os 13 títulos NSFW. A resposta superou em muito as expectativas da empresa, embora alguns países, como a Alemanha, tenham sido alegadamente excluídos da promoção.
A iniciativa Freedomtobuy.games é uma resposta directa a uma recente vaga de censura na indústria, impulsionada em grande parte por uma organização australiana conhecida como Collective Shout (CS). O grupo tentou anteriormente banir o GTA 5 e está agora a visar as empresas de processamento de pagamentos que dão suporte às principais plataformas de venda online de jogos para PC.
A Collective Shout é apoiada por fundamentalistas religiosos e grupos de lobby cristãos americanos, alguns dos quais defendem abertamente uma proibição global da indústria do sexo comercial. Até agora, a CS conseguiu pressionar plataformas como a itch.io e a Steam a remover ou desindexar determinado conteúdo para adultos.
No entanto, a GOG.com não vai ceder. A empresa lançou recentemente um novo plano de preservação de jogos, prometendo manter títulos seleccionados jogáveis em sistemas modernos, tanto agora como no futuro. Embora os títulos da Freedomtobuy.games não façam actualmente parte desta iniciativa, a sua compra deverá permitir que os utilizadores os descarreguem e os guardem, mesmo que venham a ser retirados da lista devido a campanhas como a da Collective Shout.