O mais recente smartwatch da Huawei tem uma excelente qualidade de construção e distingue-se pelo design elegante, em especial a versão testada em titânio de «qualidade aeroespacial», que o torna bastante leve. A bracelete é facilmente ajustável através de um sistema de encaixe com uma pequena patilha, que permite acrescentar ou retirar peças para que esta se ajuste a qualquer tipo de pulso.
O ecrã, que tem vidro de safira para oferecer uma maior resistência, é LTPO AMOLED e dá-nos uma grande experiência de visualização para este tipo de relógio, também graças ao facto de ter um brilho de 3000 nits, o mais alto de um wearable da marca.
A grande novidade do Watch 5 é o sensor X-TAP, que apresenta resultados de monitorização «ainda mais rápidos, precisos e abrangentes», segundo a Huawei. Na verdade, este módulo, que se situa abaixo da coroa rotativa, combina três sensores: um táctil, que detecta a pressão do dedo; outro de ECG (electrocardiograma); e, finalmente, um de PPG (fotopletismograma), que analisa alterações no volume do sangue, mede a presença de oxigénio (SpO2) e controla o ritmo cardíaco. Com o X-TAP, a Huawei consegue dar um relatório da saúde do utilizador em apenas um minuto, o One-Tap Health Glance, que inclui ainda a temperatura da pele, o stress, a rigidez arterial e a saúde respiratória. Temos a dizer que, ao experimentarmos esta opção, tivemos um “atestado de boa saúde”.
Apesar de termos a perfeita noção de que não é um dispositivo médico, pode dar indicações importantes sobre como estamos: através da combinação de todos estes indicadores, temos acesso à variabilidade da frequência cardíaca (VFC), que pode indicar potenciais problemas de saúde. Ao nível da autonomia, para o modelo de 46 mm, a Huawei diz que é de quatro dias e meio com utilização típica; e de onze dias em modo de poupança de bateria. Na verdade, conseguimos confirmar a veracidade da primeira situação dado que usámos o Watch 5 durante esse tempo, sem problemas. Com carregamento rápido e sem fios, chegámos aos 90% em menos de uma hora e meia.
O resto da experiência com o Watch 5 foi muito positiva, com uma interface intuitiva, muitas opções disponíveis, quer de desporto, quer de lazer, algo a que a marca já nos habituou, e um funcionamento irrepreensível em chamadas e notificações.
Distribuidor: Huawei
Preço: 649€ (versão testada)