A OpenAI acaba de lançar um novo modelo open-weight chamado GPT-OSS, que pode ser descarregado gratuitamente, personalizado e até executado num portátil, sendo ainda possível personalizá-lo, ajustando ou reforçando o treino para objectivos específicos.
Esta é a primeira vez que a empresa liderada por Sam Altman lança um LLM deste género em seis anos – o primeiro saiu em 2019, ainda antes do ChatGPT, e chamava-se GPT-2.
O GPT-OSS está disponível em duas variantes: 120 mil milhões de parâmetros e 20 mil milhões. Segundo a OpenAI, o primeiro equipara-se ao o4-mini em «parâmetros fundamentais de reflexão, podendo ser operado com eficiência em uma única GPU de 80 GB». Já o segundo «oferece resultados semelhantes» aos do o3‑mini e pode ser instalado em PC com 16 GB de memória.
«Ambos os modelos têm óptimo desempenho com uso de ferramentas, chamada de funções com poucos exemplos, reflexão com linha de raciocínio (conforme mostram os resultados do pacote de avaliações agênticas Tau-Bench) e no HealthBench (inclusive superando modelos fechados, como o OpenAI o1 e o GPT‑4o)», escreve a OpenAI.
Para fazer o download do GPT-OSS, basta aceder ao repositório Hugging Face.