A GetVocal AI foi fundada por Sebastião Zaragoza, Roy Moussa e Antonin Bertin para «permitir que qualquer empresa possa criar agentes de IA que compreendam profundamente os seus processos, actuem com autonomia e garantam um atendimento natural e eficaz por voz, WhatsApp, e-mail ou qualquer outro canal», revela o co-fundador e CCO da startup, Sebastião Zaragoza.
O responsável explica que a ideia nasceu «da constatação de que a maioria das soluções de atendimento baseadas em IA existentes são limitadas, pouco fiáveis e difíceis de controlar». Assim, os três empreendedores, todos já com «experiência sólida em tecnologia, produto e crescimento de startups», decidiram criar a GetVocal, uma plataforma que permite às empresas «desenvolver agentes conversacionais que realmente compreendem o negócio, com uma lógica clara e controlável, capazes de actuar de forma autónoma em múltiplos canais».
Sebastião Zaragoza salienta que o «maior diferencial» da solução da startup é o «grau de controlo, integração e inteligência» oferecido, já que a «maioria das soluções usa apenas LLM e prompts», o que «limita a previsibilidade e fiabilidade». Assim, ao combinarem «agentes com lógica estruturada, orientada a objectivos, que também podem ser criativos quando necessário», a GetVocal junta «o melhor dos dois mundos». Além disso, a plataforma «permite que os agentes aprendam com feedback humano e com os dados operacionais gerados nas conversas».
Portugal é o centro do negócio
Com sede em Paris, a startup tem o «centro de desenvolvimento de negócio» em Portugal, esclarece Sebastião Zaragoza: «A equipa que está em contacto com os nossos clientes, que desenha os projectos e define a visão da empresa está maioritariamente baseada em Portugal. Temos também uma relação próxima com a Startup Portugal e com o ecossistema de inovação nacional». Entre os principais clientes estão a Nicomatic, a Bouygues, a Veesion (França), a Glovo (Portugal e Espanha), o Grupo de Clínicas Fanfani (Itália) e o Governo dos Países Baixos.
A GetVocal AI opera em «vários mercados e continua a crescer de forma muito orgânica», mas os planos passam por «consolidar a presença em Portugal, Espanha, França, Itália e Países Baixos», e ao mesmo tempo «acelerar em mercados como Suíça, Alemanha, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos», acrescenta o responsável.
Actualmente, a startup tem uma equipa de 25 pessoas e está à procura de perfis para «reforçar equipas de vendas, marketing e análise de dados, tanto em Portugal, como noutros mercados estratégicos».
Os objectivos da GetVocal AI estão definidos, sublinha Sebastião Zaragoza: «Queremos tornar-nos a plataforma de referência para criação e gestão de agentes de IA conversacional orientados a processos de negócio. A nossa ambição é clara: permitir que qualquer empresa possa escalar o seu atendimento e as suas operações com agentes inteligentes que realmente entregam valor — sempre com controlo, integração e uma experiência de excelência».