As respostas dadas pela inteligência artificial da Google a pesquisas que fazemos neste motor de busca começaram a tornar-se naturais: actualmente, quase sempre que procuramos por uma informação, há um texto gerado pelo Gemini que se sobrepõe aos resultados dos sites.
Neste momento, não há uma opção que permita desligar esta forma de o Google responder a buscas, mas há um “código” que podemos usar no campo onde fazemos a nossa pesquisa. Este é semelhante a uma série de instruções que podemos usar para, por exemplo, excluir palavras ou apenas dar resultados num tipo de ficheiro.
Assim, se quiser que o Google deixe de apresentar textos gerados pelo Gemini como resultado de uma pesquisa, basta adicionar ‘-AI’. Ou seja, imagine que quer saber o que significa Fenerbahçe, o nome do clube turco que joga esta semana com o Benfica na fase de playoff da Liga dos Campeões.
Se o fizer da forma clássica, o que aparece primeiro é uma explicação dada pelo Gemini; contudo, se fizer ‘o que significa Fenerbahçe -AI’ (sem aspas), o Google volta a ser o que era antes de ter sido “reforçado” com IA, apresentando apenas resultados em sites, como pode ver em baixo.