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A ler: Estudo do MIT diz que 95% das implementações de IA não aumentam lucros das empresas
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Inteligência ArtificialMercadosNotícias

Estudo do MIT diz que 95% das implementações de IA não aumentam lucros das empresas

O estudo traz preocupações de que a bolha da Inteligência Artificial possa rebentar em breve.

Pedro Tróia
Publicado em 22 de Agosto, 2025
Tempo de leitura: 4 min
Destaque_IA
Imagem gerada por Inteligência Artificial

Os avisos de que o mercado de Inteligência Artificial generativa pode estar a formar uma bolha perigosa intensificaram-se nas últimas semanas. Com os investimentos em grandes empresas de tecnologia e em IA a desempenharem um papel desmesurado no mercado de acções actual e muitos já começam a questionar onde estão os retornos.

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As vendas de acções de várias empresas de tecnologia arrastaram os mercados globais para baixo esta semana, após um estudo da iniciativa NANDA do MIT ter estimado que quase nenhuma startup de IA conseguiu ganhos mensuráveis com esta tecnologia. As conclusões dão mais peso aos avisos de que um colapso do mercado de IA pode estar iminente.

O relatório que apresenta as conclusões do estudo realizado pelo MIT, intitulado “The GenAI Divide: State of AI in Business 2025”, analisou 300 implementações públicas de IA, inquiriu 350 empregados e entrevistou 150 líderes empresariais nos EUA. Os investigadores concluíram que apenas cerca de cinco por cento das empresas que testaram a IA registaram um rápido crescimento das receitas, enquanto a maioria estagnou.

Na passada terça-feira, após a divulgação do estudo, as acções de empresas como Nvidia, Palantir, Arm, Oracle, AMD e AppLovin caíram. A notícia fez com que o índice Nasdaq caísse 1,4 por cento, o S&P 500 em 0,7 por cento, a Stoxx Europe em 0,6 por cento, o Nikkei 225 do Japão em 1,5 por cento e o Kospi da Coreia do Sul em 0,6 por cento.

Aditya Challapally, o autor principal do estudo do MIT, disse à Fortune que as poucas startups de IA bem-sucedidas concentram-se geralmente numa área específica e mantêm uma estreita colaboração com os clientes. Algumas aumentaram as receitas de zero para 20 milhões de dólares em apenas um ano.

O estudo também revelou que, embora a maior parte do investimento em IA tenha sido para ferramentas de marketing e vendas, a automação de back-end proporciona os retornos mais elevados. Estas incluem soluções para a racionalização da externalização e outros processos operacionais.

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Além disso, enquanto a maioria das empresas tenta construir as suas próprias ferramentas de IA, as que compram soluções de fornecedores especializados têm muito mais probabilidades de sucesso. As ferramentas mais eficazes adaptam-se a parâmetros específicos, ao contrário de sistemas de uso geral como o ChatGPT.

O CEO da OpenAI, Sam Altman, reconheceu recentemente que muitas novas empresas de IA que atraem capital de risco estão a criar expectativas irrealistas, avisando que a bolha resultante pode levar a perdas históricas quando rebentar. Estes comentários são semelhantes aos do economista Torsten Slok, que defende que o crescimento da IA está mais sobrevalorizado do que a bolha das dot-com dos anos 90.

No ano passado, o colunista do Financial Times Robert Armstrong observou que o S&P 500 estava a enfraquecer fora da Nvidia e de outros fabricantes de chips focados em IA. Mais recentemente, o analista de tecnologia Edward Zitron defendeu que as vendas de GPU da Nvidia – responsáveis por quase oito por cento do valor do mercado de acções dos EUA – continuam a ser a principal fonte de lucros relacionados com a IA. Qualquer perturbação neste ciclo de feedback poderia ter grandes repercussões para o punhado de gigantes da tecnologia que constituem mais de um terço do mercado.

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Etiquetas:IAmit
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