A equipa da NOVA School of Science and Technology que fez parte da primeira edição do Amazon Nova AI Challenge, conseguiu o segundo lugar na categoria de equipas de ataque da competição. A RedTWIZ conseguiu assim juntar um prémio adicional de 100 mil dólares aos 250 mil dólares em patrocínios e créditos AWS inerentes à participação.
A iniciativa da AWS, que tinha como objectivo fortalecer o desenvolvimento de software seguro com recurso à IA, contou com 10 equipas das quais apenas duas europeias.
Diogo Silva, estudante de doutoramento e líder da equipa, afirma que «estar no pódio de uma competição com este nível de exigência, ao lado de algumas das melhores universidades do mundo, é um motivo de enorme orgulho para toda a equipa».
O responsável explica que o «trabalho foi desafiante», «obrigou a serem criativos no desenvolvimento de modelos capazes de autonomamente expor vulnerabilidades em sistemas de IA» e salienta que «é o reconhecimento de meses de dedicação e prova a qualidade da investigação que se faz na FCT NOVA e em Portugal».