Elon Musk usou a sua rede social, o X, para acusar a Apple de práticas anticoncorrenciais. Aparentemente, a empresa liderada por Tim Cook, estará a promover o ChatGPT em detrimento de outros recursos de IA na sua loja de apps.
«A Apple está a comportar-se de forma que torna impossível a qualquer empresa de inteligência artificial, excepto a OpenAI, chegar ao primeiro lugar na App Store, o que constitui uma violação inequívoca das leis antitrust», escreveu Elon Musk. Contudo, este post já conta com uma nota de comunidade onde os factos parecem desmentir a ideia de Elon Musk.
O CEO do X não se ficou, contudo, pelas críticas e promete levar o caso a tribunal: «A xAI [a empresa de IA de Elon Musk, que criou o Grok] irá avançar com acções legais imediatas». A este post seguiu-se outro, onde Musk pôs em causa os tops de apps mais descarregadas da loja.
«Olá, @Apple App Store, por que recusam colocar o 𝕏 ou o Grok na secção ‘Must Have’, quando o 𝕏 é a app de notícias número 1 do mundo e o Grok está em 5º lugar entre todas as apps? Estão a fazer política? O que se passa? As mentes curiosas querem saber».
Actualmente, em Portugal, o ChatGPT está no primeiro lugar do top geral de aplicações gratuitas – o Grok é 11.º. A app de Elon Musk está, contudo, em segundo, no ranking de ‘Produtividade’… atrás do ChatGPT.
Num comentário ao seu próprio post, Elon Musk também critica o facto de o Grok estar fora das selecções curadas pela equipa da App Store: «Por que razão o ChatGPT está literalmente em todas as listas onde vocês têm controlo editorial?».
Em Portugal, a app da OpenAI é a única do género que faz parte dos ‘Essenciais do iPhone’; contudo, na lista ‘Apps indispensáveis’, não há qualquer recurso de IA, mas está presente o X. Lembre-se que a Apple e a OpenAI anunciaram uma parceria em Junho de 2024 para integrar o ChatGPT em iPhones, iPads e Macs, através da Siri.