Acha que actualmente as placas gráficas são demasiado grandes, volumosas e gastadoras de energia? Então a Asus ROG Matrix RTX 5090 30th Anniversary Edition é um verdadeiro exagero. Tem quatro ventoinhas e pode ir até aos 800 W. Revelada durante a Gamescom, esta placa gráfica é uma celebração dos 30 anos da empresa no negócio das placas gráficas.
Parece-se um pouco com algo saído de Cyberpunk 2077, embora, paradoxalmente, tenha ao mesmo tempo um ar um pouco retro. A placa tem um esquema de cores preto e vermelho, uma ventoinha de exaustão traseira, um bordo curvo e um design de luz com efeito de espelho infinito semelhante ao da ROG Matrix GeForce RTX 2080 Ti. Há também uma iluminação à volta da parte exterior da placa, só para o caso de não ser suficientemente notada quando for espremida para dentro da caixa do PC.
A placa suporta até 800W — a RTX 5090 base tem uma potência nominal de 575 W. Esta energia pode ser fornecida através de um conector 12 V 2×6 ou do conector proprietário da Asus, o GC-HPWR (Graphics Card High-Power), também conhecido como conector BTF (Back To The Future). Em Junho, a Asus demonstrou como o conector de energia BTF consegue manter temperaturas seguras enquanto fornece até 2.600 W a uma RTX 5090 quando usado com uma motherboard compatível.
A Asus afirma que a Matrix RTX 5090 tem a velocidade de relógio de GPU mais alta disponível, de 2.730 MHz — a companhia alega que oferecerá um desempenho cerca de 10% melhor que uma RTX 5090 padrão. Também apresenta uma câmara de vapor totalmente em cobre, composto térmico de metal líquido e quatro ventoinhas, incluindo a ventoinha na parte inferior. Aparentemente, de acordo coma a Asus, toda a tecnologia de arrefecimento resulta em temperaturas 5% mais baixas.
Ainda não há informações sobre a disponibilidade ou data de lançamento da Matrix RTX 5090. A Asus está a sortear a placa num evento da Gamescom, o que é bom, já que apenas 1.000 unidades serão fabricadas.