A ASUS anunciou esta semana as placas gráficas ProArt GeForce RTX 50-Series, que incluem uma entrada USB Type-C para compatibilidade com monitores que utilizam DisplayPort através de USB-C, além de um acabamento laminado com padrão de madeira. O GPU GeForce RTX 5080 está no centro da nova geração de placas ProArt. Estes chips usam a arquitectura NVIDIA Blackwell com upscaling DLSS 4, a série ProArt GeForce RTX 5080 é dedicada para jogos e criação de conteúdos. O conjunto de tecnologias NVIDIA RTX 50 inclui a Geração Multi Frame e a Ray Reconstruction melhorada, Super Resolution e NVIDIA Reflex 2 com Frame Warp.
Tal como acontece com as outras RTX 50, uma das principais vantagens das placas ProArt GeForce RTX 5080 é incluírem 16 GB de GDDR7, que oferece capacidade suficiente para jogar praticamente qualquer jogo em altas resoluções com as configurações gráficas no máximo. E com a capacidade de fornecer até 1858 AI TOPS, cada placa pode oferecer um bom desempenho em tarefas intensivas de inteligência artificial. As placas gráficas ProArt GeForce RTX 5080 incluem um acabamento laminado com padrão de madeira nas suas arestas frontais arredondadas, oferecendo uma estética complementar para PC que usem caixas com apontamentos em madeira, como é o caso do chassis ProArt PA602 Wood Edition, que apresenta elementos de madeira natural que evocam as tendências de design escandinavo de décadas anteriores.
Para acomodar as necessidades especializadas dos criadores, as placas gráficas ProArt GeForce RTX 5080 têm um design 2,5 slots, mais fino que as versões ROG Astral. Isto permite a instalação em muitas caixas de PC mais pequenas, oferecendo ampla compatibilidade com os chassis mais populares da actualidade. Além disso, os criadores são mais propensos do que outros a preencher os seus slots de expansão PCIe x16 com placas adicionais que aumentam as capacidades de ligação dos seus sistemas, pelo que uma placa gráfica mais estreita oferece espaço para outras placas.
Do lado do arrefecimento, estas placas incluem o sistema de arrefecimento exclusivo da ASUS, MaxContact, que usa uma câmara de vapor para uma transferência de calor eficiente tanto da GPU como da VRAM. Entre o seu dissipador de calor e o GPU, a pasta térmica tradicional foi substituída por uma almofada térmica de mudança de fase de alta qualidade, que não só optimiza a transferência de calor, mas também a longevidade do material de interface térmica. Além disso, um trio de ventoinhas Axial-tech mantém um fluxo constante de ar de arrefecimento a mover-se através do dissipador de calor, minimizando o ruído de ventoinha.
É sabido que os criadores e os jogadores de PC usam portas DisplayPort e HDMI para ligar ecrãs, mas os criadores também utilizam frequentemente a USB Type-C, graças à sua excepcional versatilidade. O DisplayPort através de USB-C facilita a ligação de um ecrã portátil ou até mesmo de vários.
A série ASUS GeForce RTX 50 suporta o MuseTree, uma aplicação de geração de imagem alimentada por IA concebida para estimular a criatividade. Os utilizadores podem criar e gerir imagens e ideias visuais sem esforço, desbloqueando infinitas novas inspirações. Com a sua interface intuitiva, gerar imagens deslumbrantes nunca foi tão fácil.