Em Fevereiro deste ano, Elon Musk ofereceu 97 mil milhões de dólares (cerca de 80 mil milhões de euros) para comprar a OpenAI, uma proposta que foi rejeitada pela empresa de Sam Altman.
Agora, sabe-se que a OpenAI desconfiou de que esta oferta não terá partido apenas da iniciativa de Elon Musk: esta semana, a dona do ChatGPT pediu a um tribunal da Califórnia (EUA) que intimasse a Meta a apresentar provas deste envolvimento.
Este pedido surge na sequência de, em Junho, os advogados da OpenAI terem pedido formalmente à Meta que mostrasse estes possíveis documentos, algo que nunca chegou a acontecer. Musk já tinha confirmado que trocou mensagens com Zuckerberg na altura em que apresentou a proposta – são estas provas que a OpenAI quer que a Meta apresente.
Além destas mensagens, no pedido entregue ao tribunal, a OpenAI quer ainda que a Meta seja obrigada a mostrar quaisquer trocas de mensagens internas relativas às conversas entre Musk e Zuckerberg sobre «eventuais acordos de financiamento ou investimentos».
Neste mesmo documento (que pode ser lido aqui), os advogados da Meta pedem ao tribunal que não atenda ao pedido da OpenAI, já que Elon Musk pode, ele próprio, mostrar as mensagens trocadas com o CEO da Meta.