O Vasco Translator E1 é constituído por dois auriculares que devem ser usados por duas pessoas: ambas falam na sua língua nativa e o dispositivo faz a tradução. Estes têm um design que encaixa na orelha direita, mas que não foram desenhados para quem usa óculos, logo consideramo-los pouco ergonómicos. O setup envolve o download da app Vasco Connect, bastante fácil e intuitiva de usar, e o E1 funciona bem com traduções em 51 línguas. As que experimentámos pareceram-nos bastante boas e foram feitas a uma velocidade que se coaduna com uma conversa, apesar de ser necessário esperar alguns segundos pela tradução, falar razoavelmente devagar e fazer uma pausa a cada frase ou duas – isto é, contudo, algo que também acontece na tradução simultânea e em outras ferramentas do género (o software usa inteligência artificial de forma a facilitar e garantir a rapidez do processo).
Em alternativa, podemos usar o smartphone com a app Vasco Connect aberta para ouvir áudio num idioma previamente escolhido e, em seguida, ter acesso, através do auricular, à tradução: este modo também funcionou de forma correcta nos nossos testes.
Relativamente à autonomia, é de três horas por auricular, sendo que o estojo permite ampliar a utilização cerca de cinco vezes, pelos nossos cálculos, graças à bateria de 400 mAh. O carregamento é feito através de USB-C, mas apenas uma das partes deste estojo tem esta funcionalidade, sendo necessário ligar ambas para fazer o carregamento dos dois auriculares.
O Vasco Translator E1 tem ainda compatibilidade com o V4, que testámos em 2022, um tradutor portátil que permite fazer tradução em tempo real de voz, texto e imagem. Quando usámos os dois sistemas, após fazermos o processo de emparelhamento, os resultados foram igualmente bons. A grande mais-valia de usarmos o conjunto é em viagem, principalmente fora da União Europeia, já que o Vasco Translator V4 permite acesso gratuito, ilimitado e vitalício à Internet.
Distribuidor: Vasco
Preço: 389€