O Windows é de longe o sistema operativo mais utilizado pelos amantes de videojogos em computadores pessoais. É o que indicam os números do mais recente Inquérito de Hardware do Steam, que mostra um pequeno aumento geral na quota do Windows. Mais especificamente, os utilizadores continuam a mudar para o Windows 11, e olhando para os números, não vêm apenas a partir do Windows 10.
O Windows 11 é a versão de sistema operativo mais popular no Steam, mas em Junho registou um aumento de 1,54%, atingindo pouco menos de 60% da quota total do Windows.
O aumento geral na quota de utilização do Windows parece ter causado pequenas quedas tanto na do macOS como na do Linux. Isto pode indicar que há utilizadores a passarem para o Windows vindas dessas plataformas.
A recente decisão da Microsoft de permitir que os utilizadores do Windows 10 tenham mais um ano de actualizações de segurança pode mantê-los mais algum tempo nesse sistema operativo. Já o Windows 7 continua a diminuir, e está agora com a quota incrivelmente pequena.
O Windows 11 ainda não atingiu o dobro da quota do Windows 10, mas está a aproximar-se. Na quota geral de mercado de desktops, o Windows 10 continuou a diminuir e o Windows 11 e, na última contagem, já estava finalmente a par.
O outro ponto de destaque no mais recente inquérito de hardware, é o GPU mais utilizado actualmente pelos jogadores do Steam. Há muito tempo que venerável e bastante acessível NVIDIA RTX 3060 tem sido a placa gráfica mais usada. Mas já não. Foi destronada pela RTX 4060 para laptops.
A lista ainda é dominada por gráficos de desktop, sendo a GPU RTX 3060 para laptops a única outra no top dez. No geral, o desktop ainda está muito à frente, mas talvez seja um indicador de uma mudança no panorama dos videojogos.
A RTX 4060 também é utilizada numa variedade de laptops não focados em jogos. Mas com as placas gráficas de topo a custar mais do que se pode gastar num laptop RTX 4060 inteiro, faz bastante sentido como um investimento de melhor valor.
A AMD também continua a crescer, diminuindo ainda mais a diferença para a Intel. Com o Steam Deck e handhelds como o ROG Ally também a contribuírem para esse aumento no número de utilizadores.