A Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagem lançou uma nova aplicação para substituir os métodos tradicionais de pedidos de assistência.
Desenvolvida em «conjunto pelas 21 concessionárias associadas» da APCAP, a SOS Autoestradas tem como objectivo «revolucionar a forma como os condutores solicitam assistência em incidentes ou acidentes».
Uma das principais funcionalidades é a «localização precisa do veículo», para que as equipas de assistência saibam exactamente o local onde se devem dirigir. Até agora, para saber isto, era preciso que quem pedisse apoio, além de o fazer apenas por telemóvel ou pelos telefones laranja das autoestradas, tivesse de descrever a localização.
A SOS Autoestradas permite, assim, uma maior fiabilidade, além de «evitar chamadas desnecessárias para os números nacionais de emergência». Com esta app, deixa ainda de ser necessário ao condutor «identificar a concessionária responsável pela via em que se circula», dado que tudo é feito de forma automática, por georreferenciação.

Outra das capacidades da app passa pela possibilidade de «contactar directamente o 112 em caso de feridos», com uma cobertura de emergência «tanto dentro, como fora da rede concessionada». A aplicação está disponível para download na App Store e no Google Play.
«A partir de agora, qualquer pessoa, desde que tenha telemóvel, poderá actuar como um posto SOS caso seja protagonista ou testemunha de um incidente, evitando dessa forma andar a pé até ao posto mais próximo para pedir ajuda», conclui Manuel Melo Ramos, presidente da APCAP.