Depois da distribuição da próxima actualização de firmware, alguns proprietários da PlayStation 5 podem começar a receber convites para um período de testes beta fechado de um modo opcional de poupança de energia com baixo desempenho. O anúncio intensificou a especulação de que a empresa está a preparar os programadores para o suporte de um futuro dispositivo portátil.
Após a instalação da actualização, os utilizadores poderão ver uma definição chamada “Power Saver” no menu de opções, mas esta só será activada para os participantes nos testes beta. Ao activar o modo, o desempenho dos jogos suportados será reduzido para diminuir o consumo de energia.
Embora a Sony tenha afirmado que o “Power Saver” faz parte do seu plano para atingir emissões zero até 2040, muitos suspeitam que possa ser um teste para um futuro sistema portátil que pode executar jogos da PS5 em hardware menos potente. O conhecido leaker KeplerL2 já tinha reportado que o dispositivo consumirá apenas 15 W.
Contudo, Kepler também previu que a Sony vai permitir que todos os jogos para a PS5 sejam usados no dispositivo portátil, independentemente de os programadores adicionarem manualmente modos de baixo desempenho ou não. A publicação no blogue da empresa, que anuncia o “Power Saver”, indica que os programadores devem actualizar os seus jogos para o suportar.
Detalhes técnicos e rumores sobre o novo dispositivo
Embora a potência exacta e as reduções de desempenho não tenham sido reveladas concretamente, o anúncio da Sony confirma uma notícia dada pelo YouTuber Moore’s Law is Dead. Segundo o Youtuber, os programadores estão a ser aconselhados a prepararem-se para uma definição que restringe a PS5 a oito threads, reduz para metade a velocidade da memória, diminui as velocidades de relógio entre 10 e 20%, e limita a PS5 Pro às 36 unidades de computação de GPU do modelo padrão.
A finalização do design do chip que vai fazer funcionar o novo dispositivo portátil está supostamente agendada para este ano. O novo chip vai usar as arquitecturas de CPU Zen 6 e GPU UDNA da AMD, tem uma largura de banda de memória de 149 GB/s e pode incluir até 16 MB de cache extra. A PlayStation 6 e a próxima geração da Xbox deverão utilizar variantes mais potentes da mesma arquitectura.
A Sony não especificou quando a funcionalidade “Power Saver” estará disponível para todos os proprietários de PlayStation 5, mas alertou que a versão pública poderá receber alterações significativas.
Novas opções de emparelhamento do DualSense
A actualização de firmware da PS5 desta semana permitirá emparelhar um comando DualSense com até quatro dispositivos e alternar entre eles sem ter de sincronizar novamente. A Sony reconheceu que um número crescente de jogadores está a usar o comando da PS5 em PC, Macs e telemóveis.
Os utilizadores emparelham e alternam entre dispositivos pressionando o botão Home e um botão de acção simultaneamente. Por exemplo, pressionar e segurar o botão Home e o botão triângulo por mais de cinco segundos coloca o comando em modo de emparelhamento para um dispositivo, como uma PS5. Repetir o processo com os botões Home e quadrado permite o emparelhamento com outro dispositivo, como um PC.
Nesta situação, pressionar Home e triângulo por três segundos alterna o comando para a PS5, enquanto pressionar Home e quadrado pela mesma quantidade de tempo alterna para o PC.