As previsões iniciais apontavam para que a OpenAI lançasse o GPT-5 no final de Maio, mas isso não aconteceu. Agora, segundo o The Verge, a empresa liderada por Sam Altman deverá anunciar esta actualização em Agosto.
«Após alguns testes adicionais e atrasos, fontes próximas da OpenAI disseram-me que o lançamento do GPT-5 está previsto para o início do próximo mês», escreveu Tom Warren, editor deste site. Isto está em linha com as declarações de Sam Altman ao podcast ‘This Past Weekend’, de Theo Von, publicado no YouTube na passada Quarta-Feira.
«Estamos prestes a lançar o GPT-5», disse o CEO, que, ao responder a uma pergunta do entrevistador sobre qual seria o seu maior medo em relação à IA, partilhou uma interacção que tinha tido durante os testes desta nova versão do LLM da OpenAI.
«Recebi uma pergunta [da minha equipa] por e-mail que, sinceramente, não estava a compreender totalmente. Pedi ao GPT-5 para responder: foi imediato e perfeito. Nesse momento percebi verdadeiramente o que estávamos a criar», confessou Sam Altman.
O CEO da OpenAI descreveu ainda como ficou depois de ler o que o ChatGPT tinha escrito: «Senti-me inútil em comparação com a inteligência artificial. Devia ter respondido à pergunta e o GPT-5 fê-lo com uma facilidade impressionante. Foi uma sensação estranha» – pode ouvir esta parte da conversa aqui.
Segundo Tom Warren, o GPT-5 vem com «versões mini e nano, que também estarão disponíveis através da sua API». Este ano, a OpenAI já lançou, por exemplo, o o3-mini e o o3-pro.