Há quase quatro anos, quando o Windows 11 foi anunciado, a Microsoft declarou que o novo sistema operativo oferecia um desempenho superior ao do Windows 10, por ter sido concebido para tirar o máximo partido do hardware mais moderno, e até o demonstrou. Contudo, os utilizadores não notaram grandes melhorias. Por isso, a empresa prometeu que a melhoria do desempenho de alguns dos principais elementos da interface e experiência do utilizador (UI/UX) do Windows estava na sua agenda para 2022.
Com o tempo, porém, os testes revelaram que a promessa da Microsoft não se estava a materializar inteiramente, e o kernel subjacente às duas versões do Windows poderia ser a razão, pelo menos no caso dos processadores “Big-Bigger” da Intel.
Não obstante, a Microsoft sempre alegou o contrário e partilhou estatísticas pormenorizadas sobre as melhorias de desempenho no Windows 11, em 2023, e se quisermos acreditar na empresa, até funcionalidades como a área de transferência (clipboard) receberam grandes optimizações.
Embora não haja absolutamente nada de intrinsecamente errado em uma empresa elogiar os seus próprios produtos, a questão é que as alegações da Microsoft visam induzir os utilizadores em erro, fazendo-os crer que o mais recente sistema operativo Windows 11 é muito mais rápido do que o Windows 10.
Contudo, após todas as promessas, a Microsoft poderá, finalmente, estar a levar mais a sério a melhoria do desempenho do sistema operativo e a lentidão geral do sistema que os utilizadores citam frequentemente.
Nas mais recentes compilações Dev e Beta do Windows 11, a empresa está a introduzir a capacidade de gerar automaticamente relatórios de sistema quando o sistema operativo detecta problemas de desempenho. A Microsoft, no entanto, salienta que os utilizadores devem reportar e submeter os relatórios através do Centro de Comentários (Feedback Hub) para que a empresa possa investigar a causa do problema.
Como parte do nosso compromisso em melhorar o desempenho do Windows, são agora recolhidos registos quando o seu PC fica com um desempenho lento. Os Insiders do Windows são encorajados a fornecer comentários quando têm problemas no PC relacionados com desempenho lento, permitindo que o Centro de Comentários recolha automaticamente estes registos, o que nos ajudará a detectar mais rapidamente a causa dos problemas.”
“Utilize a categoria Ambiente de Trabalho > Lentidão do Sistema ao registar o comentário para permitir que o Centro de Comentários recolha automaticamente estes registos. Os registos são armazenados localmente (%systemRoot%\Temp\DiagOutputDir\Whesvc folder) e apenas enviados para a Microsoft através do Centro de Comentários quando é enviado um comentário.
Assim, quando o Windows 11 25H2 for lançado para o público em geral, mais para o final do ano, espera-se que muitos problemas de desempenho estejam resolvidos. Além das melhorias na experiência do utilizador, a Microsoft também confirmou que está a tentar melhorar os drivers na próxima versão do Windows.