A 12 de Julho de 2024, o mercado nacional passava a contar com mais um player de equipamentos recondicionados: a empresa austríaca Refurbed estreava-se no País, como um marketplace onde estavam reunidas ofertas de várias empresas. Portugal foi o 11.º mercado onde a marca entrou, na altura.
«Notámos que os portugueses têm um grande interesse na compra de recondicionados, consciência ambiental e uma confiança muito alta em lojas de tecnologia, na ordem dos 80%», justificou Kilian Kaminski, um dos co-fundadores da Refurbed.
Agora, um ano depois de ter entrado em Portugal, a empresa diz que as suas «expectativas mais optimistas foram superadas», com o País a tornar-se um «pilar fundamental para a expansão» da Refurbed. Em comunicado, Peter Windischhofer, outro dos fundadores e actual CEO, garante que «um em cada três clientes fez compras mais que uma vez na plataforma, durante o primeiro ano».
Em Portugal, a Refurbed diz ter vendido entre «dezassete e dezoito mil dispositivos recondicionados a aproximadamente catorze mil compradores». Estes números representam 20% do «total de vendas» nos mercados onde a «empresa entrou recentemente» – além de Portugal, neste grupo estão a Finlândia e a República.
Até Julho de 2026, a Refurbed quer «acelerar a expansão em Portugal» e ter novos produtos. A empresa lembra que, em Junho, alargou o seu catálogo a «mais de trinta mil» dispositivos recondicionados, em toda a Europa.