O Instagram anunciou que já se pode partilhar faixas do Spotify nas Stories com uma antevisão de 15 segundos. Durante anos, os utilizadores podiam partilhar uma canção, mas esta surgia apenas como um autocolante mudo com uma ligação para a música. Isto obrigava a recorrer a artimanhas, como adicionar a canção em separado com o autocolante de música do Instagram, ou, para os verdadeiramente dedicados, gravar o ecrã enquanto a canção tocava no Spotify e carregar esse vídeo.
Agora, com a nova funcionalidade, os seus seguidores podem ouvir um excerto da faixa que está a partilhar sem terem de sair da aplicação do Instagram.
Esta medida coloca o Spotify à frente de alguns dos seus concorrentes, pelo menos neste aspecto. Veja-se o teste feito pela Google em 2020 no YouTube Music. Essa funcionalidade acabou por chegar em 2022, permitindo aos utilizadores partilharem faixas no Instagram e no Snapchat. Em Janeiro de 2025, os utilizadores ainda se queixam do problema da falta de som quando partilham a partir do YouTube Music.
Novos tipos de letra e contagem de reproduções de podcasts
A par da actualização para a inclusão de música vinda do Spotify, o Instagram está também a lançar novos tipos de letra para as Stories e Reels. A plataforma está a começar com a possibilidade de usar um tipo de letra por tempo limitado que foi criado pela cantora Rosalia. Se a usar, poderá até desbloquear alguns símbolos personalizados que ela desenhou inserindo algo como: ” 🙂 “, ***,” e “<3,”
Ainda sobre o Spotify, a empresa actualizou recentemente o sistema de contagem de reproduções de podcasts depois de os criadores terem mostrado o seu descontentamento com o sistema anterior. O Spotify tinha decidido mostrar o número exacto de reproduções em cada episódio de um podcast, o que parece bem até se perceber que fazia com que os programas mais pequenos e independentes parecessem um fracasso ao lado dos gigantes.
Alguns criadores sentiram que esta foi uma medida disparatada que prejudicou a descoberta de novos podcasts por parte dos utilizadores. Assim, após a reacção negativa, o Spotify voltou atrás. Agora, a contagem de reproduções de um episódio só aparecerá publicamente depois de atingir as 50.000 reproduções, e mesmo assim, apenas mostra um marco como “50K” ou “100K”, não um número preciso.