Dar formação e oferecer recursos de IA a milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo alunos de escolas do ensino básico/secundário: este é o objectivo do Elevate e do AI Economy Institute, as duas mais recentes “armas” da Microsoft para promover um uso responsável da inteligência artificial.
«Acreditamos que o trabalho é mais do que uma fonte de rendimento. É uma expressão de identidade, propósito e dignidade. A IA deve ser usada para ajudar as pessoas a pensar mais, não menos, e para promover a produtividade com empatia, discernimento e cuidado humano», diz a empresa liderada por Satya Nadella, em comunicado.
O Elevate é uma plataforma que junta o «apoio tecnológico, os donativos e as operações comerciais da Microsoft dirigidas a escolas, instituições de ensino e organizações sem fins lucrativos». Com base nesta estrutura, a empresa «compromete-se a doar cerca de 3,5 mil milhões de euros em dinheiro e tecnologia de IA».
Os destinatários serão «escolas do ensino básico e secundário, instituições de ensino técnico e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo». O objectivo passa por formar «vinte milhões de pessoas até 2027, com programas que vão desde a literacia básica até à formação técnica avançada».
Já o AI Economy Institute será um «think tank corporativo que irá desenvolver investigação aplicada sobre o impacto da IA no trabalho, na educação e na produtividade». Esta iniciativa servirá de «apoio à missão» do Elevate. Desta iniciativa fazem parte estudos sobre «inovação académica transdisciplinar com IA generativa» e relativos à «avaliação do valor real das competências em IA no mercado de trabalho».
Pode ler mais sobre o Microsoft Elevate aqui e sobre o AI Economy Institute, aqui.