Quando pensamos em robots aspiradores inteligentes, há uma marca que vem logo à cabeça, até porque já se tornou parte da cultura pop e sinónimo deste tipo de equipamentos: a iRobot, com os seus Roomba. Contudo, podemos encontrar aqui um paralelismo com o que aconteceu com a Nokia na primeira década do novo milénio.
A iRobot, como principal marca neste mercado, passou ao lado da inovação e deixou que outras acabassem por entrar em nossa casa, com soluções mais avançadas e eficazes: exemplo disto foram a Xiaomi (com um ecossistema global de casa inteligente, muito atractivo), a Roborock e a Dreame.
E foi precisamente esta marca (chinesa) que reforçou a sua posição mediática (e comercial) em Portugal com uma apresentação de produto e estratégia em Lisboa, no El Corte Inglès. O centro comercial vai ser mesmo um dos principais parceiros: «Queremos oferecer aos consumidores portugueses tecnologia avançada, design funcional e soluções que melhoram verdadeiramente a vida quotidiana em casa», disse Cristina Wei, country manager da Dreame Ibéria. Contudo, e para já, há apenas um aspirador Dreame à venda neste centro comercial, o D10 Plus Gen2.
Para já, a Dreame aposta em dois segmentos: aspiradores (autónomos e de mão) e beleza (secadores e modeladores de cabelo), com o primeiro a ser o principal. Para isso, a marca conta com três argumentos de peso – X50 Ultra Complete, D20 Pro Plus e Wet & Dry H15 Pro.
Destes, o primeiro (imagem em cima) será o topo de gama e o aspirador-bandeira da Dreame: pode lavar e aspirar, tem várias tecnologias de limpeza (inclusive de IA), traz uma série de consumíveis que, em princípio, darão para um par de anos de limpeza sem termos de comprar mais, tem um poder de sucção de 20 000 Pa e uma base onde se auto-despeja e auto-lava.
O preço está em linha com tudo isto: são 1499 euros no El Corte Inglès, mas a Worten parece querer fintar esta parceria especial entre as duas marcas. Nas suas lojas (e online), podemos comprar o X50 Ultra Complete por 1199 euros, ou seja, um desconto de trezentos euros. A Worten tem, ainda, mais modelos à venda, como o D9 Plus Gen2 ou o X40 Ultra.
Para uma aspiração inteligente mais “democrática”, a escolha será o D20 Pro Plus. Este modelo chega em Outubro e vai custar 349 euros; entre as principais características deste modelo, está a potência de sucção de 13 000 Pa, a escova anti-emaranhados de pêlo/cabelo HyperStream DuoBrush e um saco de pó com capacidade para cinco litros.
Finalmente, há outro modelo prometido para breve, o H15 Pro. Este é um aspirador de mão para pavimentos secos e molhados, capaz de lavar com água quente a cem graus,com um sistema de auto-limpeza e potência de sucção de 20 000 Pa. O preço será de 599 euros.
Neste evento de apresentação oficial da Dreame ao mercado nacional, Cristina Wei apontou ainda a uma estreia da marca: nas TV e nos electrodomésticos de cozinha. Para 2026, está prevista a abertura de lojas próprias, com o sonho da Dreame a passar também por conquistar uma posição de destaque em Portugal: ser «líder em aspiradores inteligentes até 2028».