O Bulk Crap Uninstaller (BCU) é uma ferramenta gratuita, de código aberto, concebida para simplificar a gestão de programas no seu computador. Pode remover restos de instalações, detectar aplicações “órfãs”, executar desinstaladores usando listas predefinidas e muito mais. Embora o BCU tenha sido desenvolvido a pensar nos profissionais de TI, é tão simples de usar que qualquer pessoa o pode manusear sem dificuldade.
É verdade que existem muitos outros gestores de desinstalação, mas poucos têm a versatilidade do BCU. Comparado com o gestor de desinstalação padrão do Windows, o BCU apresenta um número significativamente maior de aplicações. E o melhor de tudo é que o BCU é completamente gratuito e de código aberto. Pode modificá-lo livremente para se adaptar às suas necessidades, ou, ainda melhor, ajudar a melhorá-lo para os outros utilizadores!
Funcionalidades principais
- Desinstalação rápida de várias aplicações: O BCU encarrega-se de todo o trabalho de ordenar e executar os desinstaladores por si. Basta seleccioná-los da lista.
- Remoção de dados deixados por outras desinstalações: Frequentemente, os desinstaladores não removem ficheiros criados após a instalação de uma aplicação – ficheiros temporários, configurações, atalhos, etc. O BCU procura e remove de todos esses dados que ficam para trás.
- Detecção de aplicações “órfãs”: Muitas vezes, as aplicações ficam sem um desinstalador funcional. Permanecem no disco rígido, e poderá até estar a usá-las, mas a maioria dos gestores de desinstalação não as detectam. O BCU permite remover essas aplicações.
- Gestor de Arranque: Tal como qualquer gestor de desinstalação, o BCU disponibiliza um gestor de arranque. O gestor está ligado à lista principal de aplicações – pode ver quais as aplicações que iniciam no arranque e desactivá-las.
- Listas de Desinstalação e Pesquisa: Pode criar listas especiais que seleccionarão automaticamente todos os desinstaladores correspondentes. Uma das utilizações mais comuns para estas é a desinstalação de crapware de uma série de computadores semelhantes em salas de aula ou escritórios.
- Verificação de certificados: Pensa que malware pode estar a personificar uma aplicação legítima? O BCU procura e testa assinaturas digitais anexadas aos desinstaladores. As entradas a verde são verificadas, enquanto as azuis falharam a verificação por alguma razão. Note que é comum que desinstaladores MSI legítimos falhem a verificação; isto é causado pelo funcionamento interno do Windows Installer.
Desenvolvido por: Klocman
Licença: Freeware
Sistema operativo: Windows
Tamanho do ficheiro: 7,1 MB
Se quiser sugerir alguma aplicação para esta categoria, pode deixar um comentário no artigo, ou entrar em contacto connosco através do endereço: [email protected].