A engenheira informática Teresa Pereira (na foto), que se formou no Politécnico de Leiria, foi seleccionada para participar na DEF CON, «uma das maiores convenções mundiais de cibersegurança». Com 27 anos, é uma das catorze pessoas escolhidas a nível global para competir no desafio de vishing da Social Engineering Community deste evento.
O vishing é uma forma de phishing em que se usam chamadas telefónicas, em vez de mensagens escritas ou e-mails, para tentar levar alguém a partilhar dados sensíveis. Para isso, os interlocutores fazem-se passar por técnicos de informática ou funcionários de um banco. E é isto mesmo que Teresa Pereira vai tentar fazer nesta competição.
«Foi-me atribuída uma empresa dos EUA, o que significa que tenho de ligar para um número desse país – o que nunca fiz até agora – e adaptar-me à cultura e ao modo como eles falam», explica a engenheira informática. As chamadas são «feitas em directo durante a prova e avaliadas por um júri», que analisa a eficácia das abordagens e a qualidade da informação obtida.
Contudo, aqui não serão pedidos dados sensíveis: este desafio tem «regras rígidas para garantir a privacidade e segurança dos envolvidos» e, por isso, as «informações recolhidas não causam qualquer risco nem dano às empresas», assegura Teresa Pereira. Desta forma, a representante nacional vai tentar apenas saber qual é o «sistema operativo» utilizado pela empresa, assim como os «responsáveis pela limpeza das instalações».
Teresa Pereira espera que esta experiência sirva para «aprender coisas novas», conhecimentos que a engenheira informática quer aplicar no seu «trabalho e na vida pessoal». A DEF CON decorre entre 7 e 10 de Agosto em Las Vegas, EUA.