A Microsoft começou esta semana um período de testes no browser Edge protagonizado pelo seu assistente de IA, o Copilot. Segundo a empresa, é possível fazer «pesquisas em todos os separadores abertos» ou «reservar um restaurante», por exemplo.
Entre as outras capacidades descritas pela Microsoft, o Copilot pode «comparar os preços de vários hotéis» ou «resumir a melhor compra entre vários produtos», cujas respectivas páginas estejam abertas em diferentes separadores.
Outra das capacidades do Copilot no Edge é compreender instruções de voz: desta forma, podemos pedir a esta IA para «localizar informações num site ou abrir abas com produtos para comparar». Numa próxima fase, a Microsoft também vai permitir o acesso ao «histórico do navegador e a dados pessoais» para que possa fazer, automaticamente, «reservas de viagens ou hotéis».
Quem não quiser usar o Copilot no Edge, pode desactivar esta opção, lembra a Microsoft num artigo do seu blog onde descreve as características desta funcionalidade.
A Microsoft diz ainda que o modo Copilot no Edge é, para já, um recurso «experimental que vai evoluir com o tempo», sendo «gratuita por um tempo limitado». Assim, é possível que, passada esta fase de testes, a sua utilização dependa de um pagamento, provavelmente integrado na subscrição Pro já existente, cuja mensalidade é de 22 euros.