Apesar da a Google garantir que os resumos gerados por Inteligência Artificial ou “Vista geral de IA” (AI Overviews), que surgem no topo de certos resultados das buscas na web, não retiram cliques aos sites. Isso não é verdade. E há um novo estudo que o prova.
O Pew Research Center analisou durante um mês os hábitos de navegação de 900 adultos norte-americanos que são membros do Ipsos KnowledgePanel. A conclusão é que os utilizadores são muito menos propensos a clicar em links quando um resumo de IA aparece no topo dos resultados da pesquisa.
De acordo com o estudo, cerca de 6 em cada 10 pessoas visitaram uma página de pesquisa com um resumo gerado por IA. 13% visitaram o site de uma ferramenta de IA generativa e 10% pesquisaram um termo relacionado com IA. Das 68.879 pesquisas únicas durante o estudo, 12.593, ou cerca de 18%, produziram uma “Vista geral de IA”. Em resultados de busca que não mostram os resumos gerados IA, os utilizadores clicavam num link tradicional na Pesquisa Google 15% das vezes. Quando os resultados incluem um resumo gerado por IA, a percentagem de cliques desce para 8%.
A Google argumenta frequentemente que as pessoas clicam em links dentro de uma AIO, enviando-as para o site onde a informação foi obtida, como o da Wikipedia, YouTube e Reddit, que representam cerca de 15% de todas as fontes AIO examinadas pelo Pew. Mas isto aconteceu em apenas 1% dos casos.
O que é também preocupante para os sites é que mais pessoas terminam a sessão de navegação quando aparece uma vista geral de IA, sugerindo que não desejavam verificar vários sites para obter informações adicionais, ou para confirmar que o que a IA gerou não era uma alucinação fabricada.
O Pew Center afirma que 1 em cada 5 pesquisas mostram agora vistas gerais de IA e a que a Google está a aumentar o número de pesquisas em que aparecem. Perguntas e pesquisas mais longas são mais propensas a produzir estes resumos. Verificou-se que 60% das perguntas e 36% das pesquisas em frases completas geraram uma.
Estamos a ver mais histórias sobre como a IA e as pesquisas de “zero clique” estão a matar o modelo de negócio da web que tem sustentado os criadores de conteúdo nos últimos anos. O CEO da Cloudflare, Matthew Prince, até lançou um aviso sobre este problema em Maio.
Embora alguns argumentem que ser capaz de encontrar uma resposta rapidamente e de múltiplas fontes sem clicar em vários sites é mais fácil e conveniente, existem problemas óbvios. Para além das alucinações, os pequenos sites independentes, especialmente aqueles com os quais as empresas de IA não fazem parcerias, não vão querer criar conteúdos novos quando não são pagos, ou são pagos quase nada, pelo trabalho.
Como uma cobra a morder a própria cauda, poderemos acabar com apenas um punhado de sites enormes, propriedade de grandes empresas que obtêm a maior parte dos seus resultados a partir de empresas de IA que pagam para ler os seus conteúdos.