Os monitores para eSports são uma “raça à parte”: têm ecrãs com taxas de actualização o mais altas possível, enquanto mantêm uma qualidade de imagem aceitável, o que nem sempre é fácil de conseguir. É o que a Sony tentou fazer com este Inzone M10S, um monitor com painel de 27 polegadas com resolução 1440p (2560 x 1440) e uma taxa de actualização máxima de 480 Hz. Estes monitores não são muito comuns e, além da Sony há apenas mais duas ou três marcas que os fabricam.
Um aspecto de design a destacar é o tamanho do suporte que permite rodá-lo até 180 graus, ajustar a altura e a inclinação do ecrã: não nos lembramos de ver um com dimensões tão reduzidas. Do lado das ligações, há as habituais HDMI e DisplayPort, bem como um hub USB que permite a ligação de até três dispositivos. Apesar de ser um monitor de 27 polegadas, o que teoricamente lhe permite ter espaço, a fonte de alimentação é externa: a razão para isto é que a Sony decidiu concentrar todos os componentes numa pequena zona no centro da peça traseira do monitor. Já os comandos para a configuração estão concentrados numa peça montada também atrás, mas do lado direito.
A qualidade da imagem é bastante boa, sem arrastamento nem artefactos. Mas é um pouco diferente da dos outros monitores OLED, visto este M10S ser WOLED. Estes painéis têm a particularidade de os subpixeis verdes, vermelhos e azuis não emitirem luz como nos OLED tradicionais – em vez disso, são filtros coloridos que deixam passar luz branca emitida por trás. Isto dá-lhes um pouco mais de longevidade, mas faz com que as cores pareçam menos saturadas que num OLED tradicional.
Distribuidor: Sony
Preço: €1349
Ficha Técnica
Ecrã: 27” OLED
Tempo de resposta: 0,03 ms
Resolução máxima: 2560 x 1440
Taxa de actualização: 480 Hz
Ligações: 2 x HDMI, DisplayPort, 3 x USB-A, jack 3,5 mm
Dimensões: 600 x 500 x 197 mm