A OpenAI está actualmente na vanguarda do desenvolvimento de modelos de Inteligência Artificial, enquanto o seu produto ChatGPT está a reinventar a maneira tradicional de obter nova informação. O CEO da companhia, Sam Altman, diz agora que a IA poderá até ajudar os humanos a descobrir novo conhecimento. Descreveu igualmente os agentes de IA como “estagiários”.
Falando na Snowflake Summit 2025, Altman gabou-se de que os agentes de IA podem actuar como empregados juniores, afirmando: “Ouve-se gente a dizer que o seu trabalho agora é atribuir trabalho a um conjunto de agentes, olhar para a qualidade, perceber como tudo se encaixa, dar feedback, e isso soa muito parecido com a forma como trabalham com uma equipa de empregados ainda relativamente novos.”
O CEO da OpenAI acrescentou também que os agentes de IA podem vir a ajudar os humanos a descobrir novo conhecimento em “casos limitados” ou a “encontrar soluções para problemas empresariais que fora do vulgar”.
Embora o uso da IA para a descoberta científica ainda seja visto com cepticismo, a tecnologia provou as suas capacidades para novas descobertas em diversos casos. Por exemplo, a plataforma Microsoft Discovery, concebida para acelerar a investigação e desenvolvimento científico através de agentes de IA, conseguiu recentemente descobrir em 200 horas um novo composto químico para arrefecer centros de dados, um processo que normalmente leva anos a investigar e completar por humanos.
As firmas de IA estão também a mudar o seu foco para o desenvolvimento de agentes de IA capazes de desempenhar várias tarefas. A OpenAI revelou recentemente o Codex, que contém agentes de IA para ajudar programadores a escrever e depurar código. Segundo Altman, os programadores da OpenAI já estão a utilizar o Codex.
À medida que os agentes de IA se tornam mais inteligentes, cresce também a preocupação com a estabilidade laboral. Algumas empresas já começaram a substituir alguns papeis específicos por IA. Por exemplo, a Duolingo substituiu alguns dos seus trabalhadores por um modelo de IA, enquanto os gestores da Shopify precisam de apresentar as razões pelas quais a IA não pode lidar com uma determinada tarefa antes de procurar aprovação para novas contratações.