Lançado no GitHub em Setembro de 2019, o PowerToys (para Windows 10 e 11) é um complemento para quem quer usar o sistema operativo como um ‘pro’. Por exemplo, o PowerRename, que permite mudar o nome a grupos de ficheiros, é muito útil para acelerar trabalho, assim como o recurso que permite pré-visualizar uma imagem ser a termos de abrir um programa. Recentemente, esta suite recebeu mais uma actualização generosa; por isso, está na altura de lhe mostrarmos algumas das principais novidades – além desta sete, temos mais uma, que pode ser vista na nossa secção dedicada às dicas para Windows, na página 26.
1 – Retirar texto de imagens
Se tivermos uma imagem na ‘Área de transferência’, a ferramenta ‘Colar avançado’ do PowerToys dá-nos algumas opções além das que estão disponíveis com o clássico ‘Ctrl+V’ . Copie uma imagem com ‘Ctrl+C’ e use a combinação de teclas ‘Win+Shift+V’ para lançar esta funcionalidade especial do Power Toys. Na lista de opções que aparece, basta seleccionar ‘Imagem em texto’. O texto aparece numa pequena caixa, em formato de preview, bastando usar ‘Ctrl+V’ para colar onde quiser.
2 – Recortar e bloquear
Esta ferramenta permite seleccionar uma parte da janela de uma aplicação para ficarmos com uma versão mais pequena, focada naquilo que realmente queremos ver. Por exemplo, se estivermos a ler um artigo num site e não nos quisermos distrair com barras laterais ou outro tipo de conteúdos, usamos a combinação ‘Win+Ctrl+Shift+R’ para recortar a parte que nos interessa, onde podemos continuar a fazer scroll. Neste caso, a janela original desaparece e ficamos apenas com esta versão condensada.
Por outro lado, se usar o atalho ‘Win+Ctrl+Shift+T’, a imagem será fixa, mas reflectirá toda a acção que acontecer na janela original – por exemplo, se for um vídeo, pode continuar a vê-lo num formato mais pequeno e flutuante.
3 – Add-ons para o ‘Explorador de Ficheiros’
O painel de pré-visualização do ‘Explorador de Ficheiros’ do Windows recebeu uma actualização com o mais recente Power Toys. Se trabalhar com documentos Markdown, GCode, SVG, imagens QQI ou PDF, já os pode ver no preview. À parte dos PDF, os restantes não são tipos de ficheiros comuns. Os suplementos do ‘Explorador de Ficheiros’ têm a sua própria secção: na coluna da esquerda do Power Toys, faça scroll para baixo até encontrar ‘Gestão de Ficheiros’, onde pode ligar/desligar a pré-visualização para os vários tipos de documentos. Outra das possibilidades é a de gerar thumbnails para SVG, PDF código geométrico, imagens QOI ou estereolitográficos (STI).
4 – Acentuação rápida
Os teclados portugueses não têm acentos usados noutros idiomas, como o trema (que vemos, por exemplo, em ‘Citroën’). Com o Power Toys, o acesso a este tipo de acentuação fica facilitada: no ecrã principal, mais uma vez na coluna da esquerda, encontre o separador ‘Entrada / Saída’, clique em ‘Quick Accent’ e active esta funcionalidade. Mais abaixo, ligue ‘Mostrar o código Unicode…’ para ter o máximo de opções disponíveis. Agora, quando estiver a escrever uma palavra que inclua um acento especial, mantenha a tecla da mesma pressionada e carregue em ‘Espaço’. Isto faz aparecer uma barra no ecrã onde pode escolher a letra com acento desejado.
5 – Uma régua no ecrã
Este recurso permite medir em pixeis qualquer coisa que esteja no ecrã: use a combinação de teclas ‘Win+Ctrl+Shift+M’. Assim que fizer isto, surge uma pequena barra de ferramentas no topo com quatro opções. A primeira é uma caixa que podemos arrastar pelo ecrã e que nos dá as dimensões (em pixéis) dos eixos horizontal e vertical. As restantes três servem para medir distância entre objectos, no ecrã: uma mostra os resultados em ambos os eixos, outra é apenas para a horizontal e ainda há mais uma para a vertical. Ao usarmos esta régua, aparece sempre uma linha vermelha para mostrar a partir de que extremidades estamos a medir, assim como os valores. Para parar de utilizar estas ferramentas de medição, basta carregar na tecla ‘Esc’.
6 – Criar diferentes áreas de trabalho
O editor de ‘Áreas de trabalho’ permite ter grupos de aplicações, por exemplo, associadas a uma tarefa, no ‘Ambiente de trabalho’ – e funciona em setups com mais de um monitor. Depois de criar uma ‘Áreas de trabalho’, pode iniciá-la a partir de uma lista ou com um atalho, no desktop. Para começar, abra o editor a partir da coluna da esquerda do PowerToys (‘Janelas e Esquemas’ > ‘Áreas de trabalho’) e clique em ‘Criar Área de Trabalho’. Posicione as aplicações que quer associar e clique em ‘Capturar’, na janela com contorno vermelho. Para finalizar, faça ‘Guardar Área de Trabalho’.
7 – Desligar o microfone e a câmara numa videoconferência
Em vez de estarmos a procurar onde desligar o microfone e a câmara numa app de videochamadas (e ter de o estar a fazer de forma individual), podemos usar um atalho do PowerToys que faz isto de uma vez e em qualquer software do género: ‘Win+Shift+0’. O mesmo, serve para voltar a ligar tudo.