O WhatsApp confirmou recentemente que a publicidade está a ser implementada gradualmente num conjunto significativo de utilizadores. De acordo com uma nova página de ajuda do serviço, quem usar a aplicação unicamente para mensagens pessoais não verá quaisquer anúncios por enquanto. Em contrapartida, os utilizadores que visitam regularmente o separador ‘Actualizações’ serão sujeitos à nova experiência patrocinada.
A empresa diz que que 1,5 mil milhões de pessoas utilizam diariamente a secção ‘Actualizações’. Anteriormente, esse separador era útil para descobrir o conteúdo mais recente publicado por amigos ou para explorar canais novos e interessantes. Agora, servirá também como uma ferramenta para administradores de canais e vendedores “construírem e fazerem crescer” os seus negócios.
A nova política de publicidade será implementada de três formas. Primeiro, o WhatsApp promoverá subscrições de canais para encorajar os utilizadores a apoiarem os seus canais favoritos. Haverá também canais promovidos, bem como anúncios exibidos na secção de “Estado” do utilizador dentro do separador ‘Actualizações’. Segundo o WhatsApp, isto tornará o início de uma conversação com um determinado negócio mais fácil do que nunca.
O WhatsApp explicou que o seu plano de publicidade não comprometerá a segurança ou a privacidade, acrescentando que não utilizará mensagens pessoais, chamadas, estados, localizações específicas partilhadas em conversas, contactos do aparelho, ou grupos que incluam amigos ou membros da família para fins publicitários. No entanto, o WhatsApp utilizará informações básicas da conta, alguns metadados do aparelho, localização geral (como país ou cidade), e atividade do separador ‘Actualizações’ para determinar que tipo de anúncios vai mostrar aos utilizadores.
Por predefinição, o WhatsApp não partilha informações pessoais com a Meta para fins publicitários. Os dados sensíveis são anonimizados, e os utilizadores estão sempre no controlo da sua experiência, afirma a empresa. De facto, quase todo o negócio da Meta (98 por cento) depende da publicidade aos utilizadores através do Facebook e de outras redes sociais.
Antes de ser adquirido pela Meta, o WhatsApp tinha prometido não mostrar anúncios aos utilizadores. Agora, a aplicação de mensagens mais popular do mundo tornou-se mais uma plataforma para construir um negócio publicitário lucrativo.
Antes de recorrer aos anúncios, o WhatsApp gerava receita principalmente através da sua plataforma WhatsApp Business. De acordo com a Vice-Presidente de Produto, Alice Newton Rex, a utilização da secção ‘Actualizações’ pareceu um passo natural na expansão das receitas do WhatsApp.