Um misterioso processador com tecnologia Arm denominado “Nvidia N1x” apareceu recentemente no ranking do software de medição de desempenho Geekbench com uma pontuação single-core de 3.096 e uma pontuação multi-core de 18.837. Este resultado prova que a Nvidia está mesmo a desenvolver um novo chip com tecnologia Arm.
Nos últimos anos têm vindo a público vários rumores que dão conta que a Nvidia está a desenvolver um novo processador baseado na tecnologia da Arm. Apesar de no ano passado ter sido publicado um teaser em colaboração com a Dell e também a apresentação em Janeiro de uma mini workstation Arm, ainda não foi apresentado um produto para o mercado de consumo. No entanto, esta aparição no ranking do GeekBench sugere um novo chip da Nvidia pode rivalizar com alguns dos melhores processadores móveis disponíveis actualmente.
Relatos de que a Nvidia está a desenvolver um processador Arm para rivalizar com a linha M da Apple e com os Snapdragon X da Qualcomm surgiram pela primeira vez em 2023. No ano passado, a Nvidia e a Dell aconselharam os curiosos a manterem-se atentos às actualizações, e a Nvidia revelou uma mini workstation baseada em Arm na edição 2025 da CES que se realizou em Janeiro.
No mês passado, outras notícias indicaram que a Nvidia e a MediaTek estão a desenvolver em conjunto um par de SoC, com os nomes de código N1 e N1X. Mais recentemente, o United Daily News noticiou que a Nvidia e a Alienware, detida pela Dell, estão a colaborar num APU para laptop baseado em Arm com desempenho de GPU semelhante ao de um RTX 4070 para dispositivos móveis.
Este projecto é provavelmente uma versão reduzida do Project Digits, o mini PC de alto desempenho que a Nvidia apresentou em Janeiro. Essa máquina usa o CPU MediaTek GB10 de 20 núcleos, 128 GB de RAM, um SSD de 4 TB e um chip gráfico Nvidia Blackwell de 1 petaflop.
Em contraste, o “N1x” que apareceu no Geekbench mostra um núcleo com 20 threads, embora possa ter 20 núcleos, dependendo de como o Geekbench interpreta as especificações do hardware em desenvolvimento. Outras características incluem a utilização de uma motherboard HP 8EA3, uma frequência de relógio base de 2,81 GHz e 119 GB de RAM, o que provavelmente na realidade são 128 GB mas arredondados para baixo. Embora o teste tenha sido corrido no Ubuntu 24.04.1, o produto final provavelmente será fornecido com a versão Arm do Windows de forma a competir directamente com hardware baseado nas plataformas da Qualcomm.
Embora comparar resultados de diferentes sistemas operativos e conjuntos de instruções nunca seja simples, o chip da Nvidia parece estar à altura dos SoC topo de gama mais recentes. Em termos de desempenho, o N1x supera claramente o Snapdragon X Elite da Qualcomm e fica próximo dos chips da família Core Ultra 200HX da Intel, Apple M3 e AMD Ryzen AI Max.
A Arm, por sua vez, disse recentemente que outros fabricantes começarão em breve a disponibilizar chips baseados na sua arquitetura, que é mais eficiente do que a x86. Embora a maioria do software tenha sido tradicionalmente concebida para x86, o suporte para o desenvolvimento de aplicações nativas Arm está a melhorar rapidamente.