A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Unicorn Factory revelaram os vencedores do Lisboa Innovation for All sendo que a Growappy, Equivalence e Usawa Care foram as startups distinguidas nas categorias Educação de Qualidade, Integração de Migrantes e Acesso a Cuidados de Saúde, respectivamente.
A competição, que visa promover a inovação social, envolveu mais de 150 instituições e 5 mil pessoas para testar as soluções em creches, escolas, lares e outras organizações da cidade e os projectos vencedores foram os que mais se distinguiram em ambiente real.
Gil Azevedo, director executivo da Unicorn Factory, salienta que «este prémio é um marco significativo para Lisboa, traduzindo-se em impacto tangível no dia-a-dia da cidade, em áreas críticas como saúde, educação e imigração». O responsável acrescenta que receberam «mais de 300 candidaturas oriundas de 40 países, o que demonstra que Lisboa é hoje uma cidade capaz de atrair talento internacional e transformar inovação em impacto real».
A Growappy tem como objectivo «reduzir a carga burocrática dos profissionais de educação e facilitar a comunicação entre escolas e famílias», estabeleceu parcerias com 23 instituições, totalizando mais de 6 500 utilizadores. Durante a fase-piloto, foram poupados mais de 100 minutos por dia em tarefas administrativas pelos profissionais de educação e efectuadas mais de 40 interacções semanais das famílias com a plataforma.
Já a Equivalence desenvolveu «uma solução que faz a correspondência entre experiências passadas de migrantes (educação, empregos e voluntariado) e experiências equivalentes no país para onde o utilizador migrou». A plataforma já conta com mais de 170 inscritos e 12 parceiros estratégicos.
Por outro lado, a Usawa Care oferece «um modelo inovador com recurso a IA que permite escalar o número de crianças que um único pediatra pode acompanhar em segurança, oferecendo acesso ilimitado a um médico, com tempo de resposta inferior a 15 minutos». Durante a fase de prova de conceito, a startup colaborou com mais de 40 instituições.
Cada vencedor receberá um prémio de 120 mil euros para continuar a desenvolver a sua solução e, durante o próximo ano, as startups vão continuar a testar as suas plataformas em contexto real. Além disso, as equipas terão reuniões periódicas para apresentar relatórios de progresso do trabalho desenvolvido, contando com mentoria especializada.