Após a Microsoft ter interrompido o desenvolvimento de uma consola portátil própria, foram apresentadas as ROG Xbox Ally e ROG Xbox Ally X os primeiros dispositivos portáteis Xbox desenvolvidos em conjunto com a Asus. Ambos os modelos têm um design actualizado em relação aos modelos de 2024 que inclui pegas semelhantes às encontradas num comando Xbox.
ROG Ally e Comando Xbox
Segundo a Asus, as duas empresas trabalharam com base no feedback dos utilizadores em relação aos modelos originais ROG Ally e Ally X, e avançaram para criar um dispositivo que é uma fusão entre um ROG Ally e um comando Xbox. Inclui também um padrão texturizado actualizado, bem como gatilhos com resposta háptica.
A Asus também afirma que as novas ROG Xbox Ally e Ally X são os dispositivos portáteis mais “confortáveis e imersivos” de sempre, embora sejam mais grossos e ligeiramente mais pesados em comparação com os modelos anteriores. Os joysticks são semelhantes aos da ROG Ally X original, e até a disposição dos botões parece similar, à parte da adição de um novo botão Xbox dedicado perto do joystick esquerdo. Este botão pode ser usado para abrir a Game Bar, que foi actualizada para ser mais útil num dispositivo portátil.
Processadores e Memória
O lançamento destes dispositivos coincide com o anúncio por parte da AMD de dois novos modelos à sua série de processadores Ryzen Z2. A nova ROG Xbox Ally X usará o mais recente chipset Ryzen AI Z2 Extreme, que tem um CPU de 8 núcleos/16 threads, 16 núcleos gráficos RDNA 3.5, e um NPU capaz de oferecer até 50 TOPS de poder de computação de IA. O dispositivo também terá 24 GB de memória LPDDR5X-8000, um SSD M.2 2280 de 1 TB, Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.4.
A disposição das entradas é praticamente a mesma da encontrada no modelo do ano passado, embora uma das duas entradas USB Type-C no ROG Xbox Ally X tenha sido actualizada para USB 4. Quanto à bateria, será de 80 Wh, que, em princípio, permite uma autonomia maior do que a maioria dos outros dispositivos portáteis no mercado.
ROG Xbox Ally
Por outro lado, a ROG Xbox Ally parece ser uma opção mais económica, uma vez que usa um processador Ryzen 2 A de entrada. O chip tem um CPU de 4 núcleos/8 threads baseado na arquitectura Zen 2, já com alguma idade, 8 núcleos gráficos RDNA 2, e um TDP configurável que varia de 6 a 20 W. Vem também com 16 GB de memória LPDDR5X-6400 mais lenta, um SSD M.2 2280 de 512GB e uma bateria mais pequena de 60 Wh.
Ecrã e Software
A Asus não fez alterações ao ecrã, pelo que as novas Ally vão usar o mesmo ecrã de 7 polegadas do ROG Ally X, com uma resolução de 1080p, taxa de actualização de 120 Hz, brilho de 500 nits, e suporte para VRR e FreeSync Premium.
Quanto ao software, os dispositivos ROG Xbox Ally irão iniciar directamente numa vista Xbox. No entanto, continua a usar o Windows 11 com pequenas afinações. Isto significa que se deve poder instalar outros launchers de jogos, como o Steam e o Epic Games, entre outros. Há um software ROG Armoury Crate Special Edition actualizado, enquanto o acesso rápido às definições e widgets personalizáveis também estará disponível dentro da Game Bar.
Disponibilidade
O preço não foi confirmado, mas ambos os modelos estarão disponíveis no quarto trimestre de 2025 em 28 países, incluindo Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, Coreia, México, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Portugal, Arábia Saudita, Singapura, Espanha, Suécia, Suíça, Tailândia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos.