A AMD anunciou duas novas adições à sua série de processadores Ryzen Z2, destinados a dispositivos de jogos portáteis. A empresa apresentou um novo chip de topo de gama, o Ryzen AI Z2 Extreme, que é essencialmente o mesmo Z2 Extreme, mas com uma Unidade de Processamento Neural (NPU) dedicada. A gama de chips Z2 para 2025 foi anunciada em Janeiro e incluiu o Ryzen Z2 Extreme, o Ryzen Z2 e o Ryzen Z2 Go.
O segundo chip é o Ryzen Z2 A, que se posiciona directamente abaixo do Ryzen Z2 Go, com menos núcleos de GPU e um TDP (Thermal Design Power) configurável mais baixo. Estas novas adições indicam que poderemos ver uma vasta gama de consolas de jogos portáteis a serem lançadas este ano, potencialmente visando a época natalícia.
Detalhes de Especificações e Desempenho
A empresa partilhou poucas informações sobre as especificações e capacidades de desempenho. O Ryzen AI Z2 Extreme tem uma configuração semelhante à variante sem IA, incluindo um CPU de 8 núcleos/16 threads, 24MB de cache, suporte para memória LPDDR5X-8000, um TDP configurável entre os 15 e os 35 watts, e 16 núcleos gráficos RDNA 3.5. O novo processador Z2 é o primeiro e único processador na linha a incluir um NPU dedicado, que, segundo se diz, oferece até 50 TOPS de poder de computação de IA e suporte para as funcionalidades Copilot+ da Microsoft.
O Ryzen Z2 A é agora o ponto de entrada na linha Ryzen Z2 da AMD, embora seja baseado na arquitectura Zen 2, muito mais antiga. Tem um CPU de 4 núcleos/8 threads, 8 núcleos gráficos RDNA 2, 6MB de cache, e suporta memória LPDDR5-6400. Isto torna-o ainda menos potente que o Ryzen Z2 Go, mas curiosamente, tem um TDP configurável mais baixo, que varia entre 6 e 20 W, o que pode ser benéfico para a autonomia da bateria.
Implicações da IA e Futuros Dispositivos
A AMD não partilhou qualquer informação sobre o tipo de desempenho que podemos esperar destes novos chips. A adição de um NPU no Ryzen AI Z2 Extreme poderá traduzir-se em potenciais melhorias baseadas em IA, como optimização melhorada do sistema, processamento em tempo real mais rápido e até mesmo gestão de energia. Também pode ser benéfico para os fabricantes de dispositivos integrarem software e ferramentas que lhes permitam ajustar o desempenho do sistema de forma mais eficiente.
Actualmente, a Lenovo Legion Go S, Legion Go 2 Prototype e as novas ROG Xbox Ally e Ally X são os únicos dois dispositivos portáteis confirmados que utilizam os novos chips da série Z2 da AMD.