Os três primeiros títulos de Stalker: Shadow of Chernobyl, Clear Sky e Call of Pripyat, vão receber actualizações substanciais a 20 de Maio. As edições melhoradas têm gráficos actualizados e numerosas melhorias de qualidade de vida. Quem já comprou os jogos na Steam ou GOG pode receber as actualizações gratuitamente.
A GSC Game World partilhou vários detalhes sobre as edições melhoradas. Incluem requisitos de sistema actualizados que, embora significativamente mais elevados do que os dos lançamentos originais, parecem ser modestos pelos padrões actuais.
As melhorias visuais incluem ‘god rays’, reflexos dinâmicos no espaço do ecrã, iluminação global, novos shaders de água, skyboxes melhoradas, texturas com upscaling e modelos com um maior número de polígonos. A interface do utilizador também foi renovada, com suporte completo para gamepad e outras melhorias de usabilidade. Embora o conteúdo do jogo e a IA permaneçam inalterados, a GSC Game World corrigiu muitos bugs – algo que era pedido pelos fãs há bastante tempo.
Como estes remasters são baseados em jogos lançados originalmente em 2007, 2008 e 2010, os PC modernos de gama média e mainstream deverão conseguir executá-los facilmente. A 1080p com definições baixas, mesmo GPU mais antigos como a Nvidia GTX 960 e a AMD Radeon RX 560 ainda conseguem chegar facilmente aos 60 fps.
Para gameplay em 4K, recomenda-se uma GeForce RTX 2080 Ti ou Radeon 6800 XT. Dependendo dos requisitos de VRAM, placas gráficas como a RTX 3070, 4070 ou a futura 5060 Ti poderão oferecer desempenho semelhante. O upscaling FSR da AMD é suportado, mas não o DLSS da Nvidia nem o XeSS da Intel.
Apesar dos visuais melhorados, as exigências de armazenamento permanecem modestas, com cada jogo a necessitar de apenas cerca de 10 GB.
Infelizmente, a transição para as edições melhoradas significa que a extensa comunidade de modding de Stalker terá de começar do zero, uma vez que os mods e os ficheiros de gravação existentes não serão compatíveis. No entanto, as novas versões incluem suporte para o Steam Workshop para uma instalação de mods mais fácil e não substituirão as versões originais.
Os donos de Shadow of Chernobyl, Clear Sky ou Call of Pripyat verão as edições melhoradas aparecer como jogos separados nas suas bibliotecas Steam ou GOG quando forem lançadas a 20 de Maio.
Para os novos jogadores, os títulos actualizados estarão disponíveis individualmente por 20 euros ou num pacote com os três títulos por 40 euros, ambos incluem as versões originais.
O esforço para revisitar os clássicos jogos de Stalker começou no ano passado, quando a GSC Game World lançou as primeiras versões para consolas num pacote intitulado Stalker: Shadows of the Zone Trilogy para PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch. A actualização da próxima semana traz o pacote melhorado para Steam, GOG, Epic Games Store, PlayStation 5 e consolas Xbox Series.