A Philips lançou um programa que, para já, permite aos consumidores imprimirem em 3D peças de substituição para alguns dos seus dispositivos de higiene pessoal, marcando uma nova abordagem à reparação de produtos e sustentabilidade. A iniciativa, chamada “Philips Fixables”, foi lançada na República Checa em parceria com a empresa checa de impressão 3D, Prusa Research, e os ficheiros descarregáveis estão acessíveis em todo o mundo através da plataforma de modelos para impressão 3D Printables. Ao disponibilizar alguns componentes de substituição para impressão doméstica, a Philips pretende oferecer uma alternativa aos canais de substituição tradicionais e reduzir a produção de lixo electrónico.
O conceito é simples: os consumidores podem agora descarregar e imprimir uma peça de substituição eles próprios, em vez de descartarem um dispositivo quando um pequeno acessório se parte ou se perde. Embora a iniciativa não se estenda a componentes complexos como baterias ou aparadores inteiros, abrange itens menores, como pentes ajustáveis para aparadores de barba.
A Philips enfatiza que as peças de substituição que fornece são projectadas para atender aos padrões de qualidade e segurança da empresa. No entanto, a eficácia dessas peças depende de os utilizadores seguirem os materiais e configurações de impressão recomendados pela Philips.
Por exemplo, a empresa oferece actualmente uma única peça no Printables: um pequeno pente ajustável para o aparador OneBlade. A Philips aconselha os utilizadores a imprimir este componente usando filamento PLA padrão e a manter a orientação original do ficheiro, alertando que alterar o design para economizar material ou tempo pode comprometer a resistência e o desempenho da peça.
Embora o programa esteja nos estágios iniciais, com apenas um componente disponível para download, a Philips sinalizou planos para expandir a gama de peças imprimíveis. Lançamentos futuros poderão incluir guias ajustáveis para outros aparadores e componentes de dispositivos para escovas de dentes eléctricas e secadores de cabelo.
Adicionalmente, a Philips criou um formulário no site onde os utilizadores podem solicitar peças específicas para serem disponibilizadas para impressão em 3D. Embora esta funcionalidade deixa a promessa de um suporte mais amplo, a Philips não deu um prazo concreto que indique quando as peças solicitadas poderão ser lançadas nem esclareceu que tipos de componentes serão elegíveis.
O lançamento do Philips Fixables está focado na República Checa, aproveitando a experiência e o envolvimento da comunidade tanto da Prusa Research como da LePub. A iniciativa visa aproveitar a comunidade local de “makers” e promover uma cultura de reparação em vez de substituição. Ao disponibilizar esses ficheiros gratuitamente e incentivar a participação dos utilizadores, a Philips está a posicionar-se como um apoiante do crescente movimento do direito à reparação.
A Philips não está sozinha a explorar novas formas de apoiar a longevidade dos produtos. Outras empresas, como a Logitech, introduziram programas semelhantes, incluindo parcerias com empresas que defendem a reparação de dispositivos como a iFixit para oferecer “kits” de reparação doméstica para produtos seleccionados. Estes esforços reflectem uma tendência crescente para os fabricantes disponibilizarem soluções que facilitam a reparação dos seus produtos.