A AMD revelou esta semana, na Computex 2025, novos detalhes sobre os seus processadores Threadripper Pro da próxima geração e dos CPU para o mercado de consumo HEDT, mostrando chips com até 96 núcleos que conseguem atingir 5.4GHz. Tudo isto graças à nova arquitectura Zen 5 e ao novo processo de fabrico de dimensões mais reduzidas. Apesar de todos os avanços no desempenho, estes chips têm o mesmo TDP e usam o mesmo socket que os da geração passada, tornando fácil a sua instalação em sistemas existentes.
Há já muitas gerações que os CPU Threadripper da AMD se destacam claramente da concorrência da Intel no que toca à computação de alto desempenho. Embora o mercado mainstream se mantenha altamente competitivo, os Threadripper têm mantido um controlo firme sobre o segmento dos utilizadores avançados, o que não deve mudar tão cedo. Os Threadripper Zen 5 não são apenas muito mais rápidos, são um upgrade simples para os sistemas Threadripper já existentes.
Segmentos HEDT e Pro
A AMD está a dividir esta geração de chips Threadripper em segmentos HEDT e Pro. O primeiro destina-se a semiprofissionais e utilizadores de sistema único, enquanto o segundo é mais adequado para estações de trabalho e pequenos servidores.
A linha HEDT inclui os modelos TR 9960X, 9970X e 9980X, com 24, 32 e 64 núcleos, respectivamente. Todos beneficiam de boost clocks até 5,4GHz e têm o mesmo TDP de 350 W que todos os outros chips Threadripper. A única diferença real é que apenas o suporte para memória quad-channel, enquanto as versões Pro podem suportar até oito canais.
A linha Pro inclui os modelos 9945WX, 9955WX, 9975WX, 9985WX e 9995WX, com 12, 24, 32, 64 e 96 núcleos, respectivamente. Todos tâm o mesmo boost clock de 5,4 GHz, o que é apenas um aumento de 100 MHz em relação aos da geração anterior, embora represente um aumento de 300 MHz em relação ao CPU Threadripper Zen 4 de 96 núcleos.
Embora, como sempre, se deva aguardar pelos resultados dos testes independentes antes de se tirar uma conclusão firme, os resultados iniciais da AMD mostram o 9995WX como significantemente mais rápido que o 7995WX e o Xeon W9-3595X de 60 núcleos da Intel — até 145% em alguns benchmarks. Considerando a disparidade de núcleos, no entanto, isto não é propriamente surpreendente.
A AMD não deu detalhes sobre os preços, mas espera-se que ambas as versões Pro e HEDT dos novos Threadripper estejam à venda em Julho. Todos os chips estarão também disponíveis no mercado DIY, portanto, se se encontrar a “definhar” com 64 núcleos e quiser mais, o 9995WX estará disponível, embora provavelmente a um preço elevado.