Os utilizadores do TikTok que tiverem menos de dezoito anos vão começar a ver, por defeito, um aviso para pausarem, com sessões de meditação, os períodos de scroll ininterruptos pelos vídeos.
Esta funcionalidade já estava a ser testada, mas era limitada a quem tinha menos de dezasseis anos e apenas incluía música calma como lembrete para fazer uma pausa durante a sua utilização da app, à noite.
O TikTok lembra ainda que estes novos avisos também ficam disponíveis para adultos; contudo, os utilizadores com dezoito ou mais anos têm de activar a opção ‘Horas de Sono’ nas opções ‘Tempo de ecrã’, incluídas no menu ‘Definições e privacidade’ (imagem em baixo).
Segundo dados partilhados pela app, durante os testes da funcionalidade, «98% dos utilizadores com menos de dezasseis anos ficaram o modo activado depois da primeira utilização». Apesar de ser possível ignorar o aviso inicial das 22 horas, o TikTok volta, mais tarde, a apresentar um segundo alerta, que passa a ser de ecrã inteiro, mais difícil de contornar.