Não existem muitas marcas de smartphones que fabriquem os seus próprios SoC. Até agora, apenas a Apple, a Google, a Huawei e a Samsung fabricavam os chips que fazem funcionar os seus dispositivos. Mas agora esse clube exclusivo vai ganhar um novo membro: a Xiaomi. Que vai lançar ainda este mês o seu primeiro chip topo de gama para smartphones, o Xring 01.
Na semana passada, o CEO da Xiaomi, Lei Jun, revelou o Xring 01 na rede social chinesa Weibo, o primeiro chip topo de gama para smartphones da empresa. Hoje, foram reveladas mais informações sobre o chip. Utiliza arquitectura da ARM e é fabricado pela TSMC através de um processo de 3 nm de segunda geração. Diz-se que o desempenho supera o do Snapdragon 8 Elite, o que é muito melhor do que a maioria das pessoas esperava.
O Xring 01 foi desenvolvido ao longo de quatro anos com um custo de investigação e desenvolvimento de cerca de 13,5 mil milhões de dólares. A equipa de desenvolvimento de chips da empresa tem alegadamente mais de 2.500 pessoas. Diz-se que o chip tem mais de 19 mil milhões de transístores.
Embora o Xring 01 seja o primeiro chip topo de gama da Xiaomi, não é o primeiro chip desenhado internamente. O primeiro foi o Surge S1, um chip para dispositivos de entrada de gama que se estreou em 2017 com o Mi 5C. A empresa anunciou depois o Surge S2 no MWC 2018 e esperava-se que estreasse com o Mi 6X. No entanto, o plano foi abandonado posteriormente, e o Mi 6X acabou por usar o Snapdragon 660.
Os resultados de testes de desempenho do Xring 01 (publicados fruto de uma fuga de informação) indicaram que obteve 3.119 pontos no teste de desempenho single-core de CPU do Geekbench 6 e 9.673 pontos no teste de desempenho multi-core do CPU. Aparentemente estes resultados são tão bons como os do Snapdragon 8 Elite, o chip mais rápido da Qualcomm.
Xiaomi XRING O1 is too powerful pic.twitter.com/2siUxncrAj
— ICE CAT (@UniverseIce) May 19, 2025
É mais rápido que o Exynos 2400 da Samsung, que é um chip de 4 nm lançado no ano passado e é o chip para smartphones mais rápido que a empresa sul-coreana alguma vez construiu.
Havia rumores de que a Samsung lançaria o Exynos 2500, um chip para smartphones de 3 nm, este ano com o Galaxy S25. Alegadamente, este novo componente tinha o nome de código interno “Dream Chip”, mas acabou por não ser lançado porque o processo de 3 nm da Samsung ainda não consegue um rendimento de produção que permita lançar o chip num dispositivo para as massas. Recentemente, surgiram rumores de que o chip poderá chegar com o Galaxy Z Flip 7 em Julho.