O novo monitor para jogos QD-OLED de 500Hz da MSI, para além do seu tempo de resposta rápido, alta taxa de actualização e o impacto da saturação de cor do ecrã QD-OLED, este monitor também usa IA para detectar quando alguém está a jogar. Quando não está, ele desliga-se automaticamente e executa um ciclo de manutenção do painel OLED para ajudar a prevenir o burn-in e prolongar a vida útil.
Desde as primeiras TV e monitores OLED, o “burn-in”, ou retenção de imagem, tem sido uma preocupação. Isto ocorre porque, tradicionalmente, diferentes elementos dentro do painel OLED desgastam-se a ritmos diferentes, o que pode deixar partes do ecrã com imagens fantasmas do que estava anteriormente no ecrã se funcionar com níveis de brilho elevados ou quando se reproduz uma imagem estática durante longos períodos. Actualmente, os ecrãs OLED modernos não já tendem a sofrer muito com este problema, se for feita uma utilização normal, mas ainda é importante que os fabricantes o levem a sério. Claramente, a MSI está a fazer exactamente isso, com o novo ecrã MPG 271QR QD-OLED X50.
O monitor OLED de 27 polegadas tem uma resolução de 1440p, um tempo de resposta de 0.03ms, lag baixo e uma taxa de actualização máxima de 500 Hz.
A presença de um sensor ligado a uma IA é um pouco demais, porque não é realmente necessário ter uma IA para saber se uma pessoa está à frente de um ecrã. Mas cortar automaticamente a energia prolonga a vida útil do painel e torna ainda menos provável que o burn-in seja uma preocupação. A IA também pode escurecer automaticamente o ecrã quando se afasta por um segundo e ajustar o brilho e a cor dependendo das condições de luz ambiente.