Se gosta de jogos de sorte e azar, há um pequeno dispositivo chamado Lucky Miner SOLO-LV02 disponível na loja AliExpress por cerca de 30 euros. Este dispositivo, que tem um tamanho equivalente ao de um polegar, com uma entrada USB-C, precisa apenas de 1W de energia, acesso a uma rede Wi-Fi e uma carteira Bitcoin. Basta configurá-lo e esquecer-se que existe, depois espera que as Bitcoins comecem a chegar. No entanto, a taxa de “hash” lenta do Lucky Miner significa que terá de ter mesmo muita sorte para ganhar BTC com ele. O CNX Software comparou o diminuto dispositivo a “um bilhete de lotaria para Bitcoin”, oferecendo probabilidades de 210,7 biliões para um de minerar um único bloco BTC num ano.
Apesar das probabilidades de minerar um bloco Bitcoin com o Lucky Miner SOLO-LV02 serem bastante remotas, existe uma hipótese, certo? Sim, mas são parecidas com as de ganhar o Euromilhões várias vezes seguidas. Uma aposta melhor poderia ser algo como o Bitaxe, que, no ano passado, rendeu a um utilizador 6,25 BTC, cerca de 500.000 euros ao câmbio actual, por 166 euros. Essa máquina de 500 GH/s tinha a probabilidade de cerca de 2.667 para 1 de minerar 1 BTC num ano, pelo que o seu proprietário acabou por ter muita sorte. Actualmente, as máquinas de mineração com ASIC oferecem taxas de “hash” na região das centenas de TH/s, mas também consomem 3 kW ou mais e custam normalmente entre 2000 e 4000 euros.
Neste momento, 1 BTC vale cerca de 90.000 euros e, portanto, minerar com sucesso um bloco Bitcoin (3,125 BTC) render-lhe-ia aproximadamente 281.250 euros.
Embora tenha de ser muito optimista para comprar uma destas máquinas para perseguir o sonho de ficar rico com criptomoedas, o dispositivo não deixa de ter algum encanto “geek”. Com um SoC não identificado (suspeita-se que seja um chip ESP32), este “gadget” de mineração não pode ser descrito como ideal para o seu propósito principal, porque tem uma taxa de “hash” de apenas 72 KH/s. Mas os amantes de “gadgets” e os “tinkerers” podem ser atraídos pelo seu ecrã TFT a cores de 1,9 polegadas, entrada USB-C, Wi-Fi, controlo de dois botões, consumo de energia de 1 W e dimensões de 85 x 55 x 35 mm. Claro que o Doom pode ser usado nos dispositivos com ESP32 podem pelo que pode ser exagerado chamar ao Lucky Miner SOLO-LV02 lixo electrónico.
Algum trabalho de detecção por parte do CNX Software sugere que, para além de ser ter por um ESP32, este dispositivo USB pode ser uma cópia de um projecto “DIY” anterior chamado NerdSoloMiner v2. A taxa de “hash” citada de 78 kH/s (a mesma do Lucky Miner SOLO-LV02) é outro indício.