No início deste ano, a Microsoft confirmou que se estava a preparar para retirar o Skype. A aplicação de mensagens e chamadas existe desde 2003, mas a Microsoft adquiriu a plataforma há 14 anos.
Hoje, a 5 de Maio de 2025, a Microsoft desligou o Skype e removeu oficialmente a aplicação. Em declarações ao site TechCrunch, Jeff Teper, presidente das aplicações e plataformas colaborativas do Microsoft 365, disse:
“Sabemos que isto é muito importante para os nossos utilizadores do Skype, e estamos muito gratos pelo seu apoio ao Skype e por toda a aprendizagem que contribuiu para o Teams nos últimos sete anos. Neste momento, concentrar todo o nosso foco no Teams permitir-nos-á dar uma mensagem mais simples e impulsionar uma inovação mais rápida.”
Como esperado, a Microsoft tem redobrado os seus esforços no Teams e a instar os utilizadores a fazerem a transição. Adicionalmente, a empresa permitiu que os utilizadores exportassem os seus chats do Skype para o Teams para tornar essa transição mais fácil.
Embora permaneça incerto exactamente quantas pessoas serão afectadas pelo encerramento do Skype, os dados da Microsoft de 2023 mostram que a plataforma tinha mais de 36 milhões de utilizadores. Em comparação, o Microsoft Teams ultrapassou os 320 milhões de utilizadores activos mensais em todo o mundo por volta da mesma altura.
Esta jogada poderá ser uma tentativa da gigante tecnológica para levar mais utilizadores para o Microsoft Teams e assim aumentar a sua base de utilizadores. Como pode saber, a Microsoft lançou uma nova aplicação para o serviço Teams, que é duas vezes mais rápida e consome 50% menos espaço em disco do que a versão anterior.
Para esse efeito, não é claro se os utilizadores estarão ansiosos por fazer a transição para o Teams, especialmente nesta nova era de comunicação em que muitas plataformas de mensagens e chamadas de vídeo como o Zoom, o WhatsApp e outras.